O comércio eletrônico obteve crescimento de 53% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2006. O faturamento das empresas do setor somou R$ 1,2 bilhão, segundo dados da consultoria de marketing on-line e-bit. O levantamento feito pela empresa apurou que o volume de pedidos no varejo pela internet atingiu 4,1 milhões no período. O número representou um avanço de 46% em relação ao total registrado em igual período do ano passado.
Na lista dos itens mais vendidos, o primeiro lugar ficou com a categoria de livros, revistas e jornais, com 19% do total. O segundo lugar ficou com os produtos eletrônicos, como TVs, aparelhos de som e DVD e câmeras digitais, com 14% de representatividade. Em 2006, essa categoria ocupava o terceiro lugar no ranking dos produtos mais vendidos, que neste ano foi ocupado por produtos de informática, com 13%. A quarta posição, considerada surpreendente pela e-bit, foi ocupada pela categoria de títulos de CD, DVD e vídeo, com 8% de representatividade. No mesmo trimestre de 2006, essa categoria respondia pela segunda colocação, e tinha 16% da participação.
Segundo a e-bit, ao contrário do que tradicionalmente acontece todo ano, o primeiro trimestre de 2007 surpreendeu. Isso porque, após as festas de fim de ano, a tendência é que as vendas do varejo nesse período esfriem. Ou seja, mesmo sendo tradicionalmente meses mais fracos para o varejo como um todo, o levantamento de janeiro, fevereiro e março revela que 2007 começou agitado para o e-commerce nacional, comprovando os dados do relatório da expectativa de consumo divulgado trimestralmente pela consultoria.
Para o ano, a e-bit estima que o comércio eletrônico deva faturar R$ 6,4 bilhões, o equivalente ao aumento de 45% em relação ao ano anterior, com exceção das vendas de automóveis, da área de turismo e sites de leilão.