Coordenador do Casa Brasil diz que software livre impulsiona cultura solidária

0

"Mudar o mundo sem tomar o poder", mote que se tornou conhecido a partir do livro homônimo do irlandês John Holloway, foi também a frase usada na apresentação do coordenador nacional do projeto Casa Brasil, Edgar Piccino, no Fórum Internacional Software Livre, que começou nesta quinta-feira (12/4) e termina no sábado, em Porto Alegre, para sintetizar as possibilidades dessa nova tecnologia. "A cultura colaborativa do software livre está no centro de uma mudança cultural."

O Projeto Casa Brasil, do governo federal, utiliza softwares livres em parceria com diversos ministérios, órgãos públicos, bancos e empresas estatais para levar inclusão digital às comunidades de baixa renda.

Para Piccino, a comunidade que desenvolve os programas de código aberto leva adiante uma transformação que poderá influir diretamente nos rumos que a tecnologia poderá tomar. Nesse sentido, ele acredita que os softwares livres poderiam ser uma das frentes de uma batalha a favor de um mundo mais colaborativo e menos individualista. "Usamos as brechas do capitalismo para transformar o mundo e tornar irreversível essa mudança." Segundo ele, o uso de softwares de código aberto, que podem ser acessados e alterados por seus usuários, pode trazer uma mudança significativa no modelo atual de construção de conhecimento digital.

O gaúcho Marcelo Branco, que hoje é responsável pela rede de software livre na região espanhola da Catalunha, discorda. Ele diz que o software é "apenas" uma tecnologia, e que não vai criar uma mentalidade nova. "O software livre é uma ferramenta, mas não dá para dizer que ele não tem mais volta ou mesmo que seja uma ideologia de esquerda ou anarquista. Cingapura é uma ditadura e faz uso avançado e extenso do software livre."

Branco acrescenta que esse novo modelo de produção é ideal também para o modelo capitalista. Prova disso seria justamente a crescente aceitação das grandes empresas pelo sistema.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.