Governo federal cria Portal do Software Público Brasileiro

0

O governo federal lançou nesta quinta-feira (12/4), no Fórum Internacional Software Livre (FISL), que começou nesta quinta-feira (12/4), em Porto Alegre, o Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). A iniciativa vai compartilhar soluções desenvolvidas nos governos federal, estadual e municipal e também em universidades que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Um dos benefícios previstos é o aumento da eficiência e a redução de custos com a produção de soluções. Posteriormente, empresas privadas também poderão disponibilizar suas soluções no portal.

Qualquer pessoa poderá ter acesso ao código-fonte dos softwares disponibilizados, mediante cadastramento no portal. A iniciativa é um trabalho conjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). As soluções serão analisadas pela SLTI, responsável pelo gerenciamento do portal, já que terão de atender a alguns requisitos que as caracterizem como públicas.

"A idéia é de que a administração pública disponha de um ambiente onde possa compartilhar os seus desenvolvimentos, evitando sobreposição de custos e possibilitando compartilhar e melhorar soluções já testadas, consagradas e que estarão à disposição dos governos, da comunidade de software livre, empresas, pessoas físicas e a sociedade em geral?, destacou o secretário do SLTI, Rogério Santanna.

O secretário lembrou que o conceito de compartilhamento é central no software livre e está por trás de uma das invenções que considera entre as mais significativas da atualidade. ?A internet é uma aplicação muito radical nesse conceito de compartilhamento do conhecimento e uma das soluções de cooperação mais bem sucedidas atualmente?, comparou.

O gerente de inovações tecnológicas da SLTI, Corinto Meffe, que representou o secretário Rogério Santanna na abertura do evento, salientou que a iniciativa atende a uma demanda da sociedade para o compartilhamento de soluções. Para o presidente da Companhia de Informática do Paraná, Marcos Mazoni, o portal vai otimizar a capacidade de produção de soluções no setor público.

Já estão disponibilizados no portal os seguintes softwares públicos: o Coletor Automático de Configurações Computacionais (Cacic), desenvolvido pela Dataprev; e o Sisau-Saci-Contra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Durante a abertura do Fórum Internacional de Software Livre, também foi assinada com a SLTI a disponibilização de outros três softwares: o Controle Centralizado de Administração de Rede (Cocar), da Dataprev; e o Sistema de Gestão de Demandas (SGD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.