Uma parceria entre a brasileira Recognition e a Digital Check, dos Estados Unidos, resultou no desenvolvimento de uma solução denominada Remote Deposit Capture (RDC), que leva funções e recursos de bancos para o varejo em geral.
Trata-se de um conjunto de hardware e software que permite a digitalização de cheques e de outros documentos e a transmissão das imagens a um banco, para que seja realizado o depósito e posterior compensação.
Os requisitos básicos para o RDC incluem um simples PC, uma conexão internet (com um serviço web apropriado) e um scanner. Além dos Estados Unidos, a solução já é utilizada no México e na Europa.
Segundo a Recognition, a novidade reduz o tempo gasto pelos clientes em rotinas bancárias, corta custos, amplia o horário de depósito e permite a escolha do melhor meio de pagamento.
"O RDC é um novo modelo de automação de pagamentos com cheques bancários, que evita as altas taxas, reduz o tempo necessário para recebimento e proporciona custos significativamente menores que os outros meios de pagamento", explica Cesar Dias, diretor da empresa.
O executivo ressalta que para os bancos, o RDC pode criar novos serviços, aumentar o número de correntistas e de benefícios para os clientes e, ainda, oferecer um mix maior de serviços financeiros.
As vantagens adicionais estão na mitigação de fraudes com documentos bancários, já que o banco possui mais recursos para detectar cheques falsos, por exemplo, e na criação de novo serviço de custódia.
Esse serviço pode abrigar os contratos de cheques pré-datados, muito usados no Brasil, e oferece a criação de outros produtos financeiros como antecipação de recebíveis.
Já para os bancos regionais brasileiros, o RDC abre a possibilidade de expansão, quebra barreiras geográficas e permite que se implante ambientes financeiros de forma muito menos custosa e mais ágil para esses bancos de médio porte.
A parceria entre Recognition, especializada em truncagem de cheques, e a Digital Check, fornecedora de soluções de captura de imagens com presença em mais de 100 países, envolveu a criação de estruturas locais de suporte, assistência técnica e soluções integradas.