Eletrônicos puxam produção do Amazonas em fevereiro

0

A Indústria do Amazonas cresceu 16,2% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2017, alavancada pela fabricação de eletrônicos como televisores, computadores pessoais portáteis e celulares. Foi o melhor resultado entre as 15 localidades analisadas pela Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada hoje pelo IBGE.

A proximidade da Copa do Mundo de futebol estimulou a alta na produção dos televisores neste início de ano, em especial no Amazonas, que tem na Zona Franca de Manaus um incentivo para essa linha.

"A indústria de informática é a que costuma puxar esse estado, mas desta vez os destaques foram as TVs, que já demonstraram crescimento em janeiro. Os demais setores tiveram comportamento dentro da média", explica o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, que ressaltou que o Amazonas responde por 3% da Indústria do país.

Ainda nessa comparação, os setores de outros equipamentos de transporte, como motocicletas e peças, e de bebidas, em especial preparações em xarope, também contribuíram para o aumento na Indústria amazonense. No acumulado do ano e nos últimos 12 meses, a produção do estado foi de, respectivamente, 24,5% e 6,9%, porém caiu 5,9% frente a janeiro de 2018.

Outros resultados regionais

Na comparação com fevereiro de 2017, outras localidades também cresceram acima da média nacional (2,8%): Santa Catarina (6,2%), Pernambuco (5,0%), São Paulo (4,8%), Bahia (3,2%) e Rio de Janeiro (3,0%). Ceará (2,8%), Região Nordeste (2,4%) e Rio Grande do Sul (0,3%) completaram as localidades com resultados positivos.

Em São Paulo, a indústria automobilística deu sequência ao crescimento de janeiro, com alta de 4,8% em comparação a fevereiro de 2017. De acordo com o analista da pesquisa, o aumento da fabricação de caminhões-tratores e automóveis foram os principais destaques: "esses setores estão aumentando gradativamente, em uma trajetória ascendente. Está cedo para falarmos em recuperação, em retomada, pois a nossa base de comparação ainda é baixa" concluiu Bernardo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.