NVIDIA acelera colaboração de chips ARM para Cloud, HPC, Edge e PC

0
92

A NVIDIA Enterprise anuncia uma série de colaborações que combinam GPUs NVIDIA e software com CPUs ARM – estendendo os benefícios da arquitetura flexível e com consumo eficiente de energia da ARM às cargas de trabalho de computação do cloud ao edge.

Uma dessas iniciativas é a combinação de instâncias do Amazon EC2 baseadas no AWS Graviton2 com GPUs NVIDIA, apoiando o desenvolvimento de aplicações científicas e de IA com um novo kit de desenvolvedor de HPC, melhorando a análise de vídeos e os recursos de segurança no edge e criando uma série de PCs baseados em ARM com GPUs NVIDIA RTX.

"A eficiência energética da ARM e o modelo de negócios IP fizeram dela a CPU mais requisitada do mundo", afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. "O ecossistema mundial de empresas de tecnologia da ARM está pronto para oferecer produtos baseados na ARM a novos mercados, como os de cloud, supercomputação, PC e sistemas autônomos. Com as novas parcerias anunciadas, estamos dando passos importantes para expandir o ecossistema ARM para além dos sistemas móveis e integrados".

Instâncias do Amazon EC2 baseadas em GPUs NVIDIA e no AWS Graviton2

A NVIDIA e a AWS anunciaram que estão trabalhando em conjunto para implantar instâncias ARM baseadas em GPU aceleradas em cloud. As novas instâncias do Amazon EC2 reunirão processadores AWS Graviton2 e GPUs NVIDIA para oferecer um leque de benefícios, incluindo menor custo, suporte para proporcionar uma experiência melhor de streaming de games e desempenho para cargas de trabalho baseadas na ARM.

Com essas instâncias, os desenvolvedores de jogos poderão oferecer games para Android de modo nativo na AWS e acelerar a renderização e a codificação com GPUs NVIDIA, além de fazer streaming de games em dispositivos móveis sem a necessidade de executar softwares de emulação.

Kit de Desenvolvedor para HPC

A NVIDIA apresenta o Kit de Desenvolvedor para HPC NVIDIA ARM para melhorar a computação científica devido à necessidade cada vez maior de supercomputadores e data centers com eficiência energética. Ele apresenta uma CPU Ampere Altra, com 80 núcleos ARM Neoverse que executam até 3,3 GHz; duas GPUs NVIDIA A100, cada uma com 312 teraflops de desempenho de deep learning FP16; e duas DPUs NVIDIA BlueField-2, que aceleram a rede, o armazenamento e a segurança.

O kit executa o SDK NVIDIA HPC, um conjunto de compiladores, bibliotecas e ferramentas que permitem que engenheiros, cientistas e desenvolvedores criem e migrem aplicações de HPC e IA para um sistema de computação ARM acelerado por GPU.

Desenvolvedores e ISVs (Independent Software Vendors) parceiros podem usar o kit para migrar e validar softwares com facilidade e realizar análises de desempenho. Entre os principais centros de computação que estão utilizando o kit, podemos citar o Oak Ridge National Laboratory, o Los Alamos National Laboratory e a Universidade Stony Brook, nos EUA; o Centro Nacional de Computação de Alto Desempenho, em Taiwan; e o Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia.

Sean Varley, diretor sênior de Soluções da Ampere Computing, conta: "a poderosa combinação de aceleradores NVIDIA de GPU e DPU com processadores Ampere Altra nativos de cloud oferece a nossos clientes desempenho, escalabilidade, instância e densidade do núcleo líderes de mercado, tudo isso com previsibilidade na execução de cargas de trabalho muito exigentes em data center e clouds, como games em cloud, HPC, computação científica, inteligência artificial e rede. O Kit de Desenvolvedor de HPC para ARM da NVIDIA é uma forma fácil de testar esta combinação excepcional para as cargas de trabalho mais desafiadoras".

Os desenvolvedores podem se inscrever ao acesso antecipado ao Kit de Desenvolvedor de HPC, que estará disponível no 3º trimestre de 2021.

A NVIDIA também está colaborando com diretores, cientistas e parceiros de laboratórios para ajudá-los a adaptarem seus softwares para serem executados em CPUs e GPUs NVIDIA com ARM.

PCs

No setor de PCs, a NVIDIA firmou uma parceria com a MediaTek, uma das maiores fornecedoras do mundo de SoCs baseados em ARM, para criar uma plataforma de referência com suporte para Chromium, Linux e SDKs NVIDIA. A combinação das GPUs NVIDIA RTX com os processadores ARM Cortex® de alto desempenho e eficiência energética proporcionará gráficos realistas com ray tracing e IA de ponta em uma nova série de notebooks.

O CEO da MediaTek, Rick Tsai, afirma: "a MediaTek é a maior fornecedora mundial de chips ARM, usados para alimentar tudo, desde smartphones e Chromebooks a TVs inteligentes. Estamos ansiosos para usar nossa tecnologia e trabalhar com a NVIDIA para levar o poder das GPUs à plataforma ARM PC para jogos, criação de conteúdo e muito mais. A aceleração da GPU será um grande impulso para todo o ecossistema ARM".

Deixe seu comentário