Cosan divulga avanços na agenda ESG

1

A Cosan, um dos maiores grupos empresariais do Brasil, divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2021, que traz as principais informações relacionadas aos aspectos econômicos, sociais, ambientais e de governança da companhia. A publicação é aberta para todos os públicos interessados em um olhar mais aprofundado sobre a atuação da Cosan e o avanço na sua jornada em contribuir diretamente, por meio de seus negócios, projetos e parcerias, para o desenvolvimento sustentável do Brasil.   

"Estamos mais uma vez entusiasmados em compartilhar nossas iniciativas. Esse relatório é uma das mais importantes ferramentas de transparência, em que reafirmamos nossos compromissos e compartilhamos nossa trajetória na promoção da sustentabilidade em todas as nossas operações", afirma Marina Carlini, executiva de ESG e Comunicação Externa da Cosan.   

Dentre os destaques do relatório, além da performance e resultados dos negócios do portfólio, está a criação do Comitê de Estratégia e Sustentabilidade. "Este comitê estatutário é mais um importante passo que estamos dando para fortalecer a governança sobre o tema e orientar as tomadas de decisão de todo grupo", ressalta Marina.   

O documento destaca também a manutenção da Cosan no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE), em 2022 — pelo segundo ano consecutivo; e no Bloomberg Gender Equality Index (GEI), que reconhece empresas comprometidas em divulgar seus esforços para apoiar a igualdade de gênero por meio do desenvolvimento de políticas, representação e transparência.   

Em sua agenda de mudanças climáticas, todas as empresas da Cosan são continuamente engajadas a adotar as melhores práticas do mercado. O ano de 2021 foi o primeiro em que todos os negócios do grupo responderam ao questionário de mudanças climáticas do CDP (Carbon Disclosure Project), principal plataforma e ranking global sobre gestão do tema, com evolução nas notas.   

"Ao longo do nosso relatório apresentamos os impactos positivos econômicos, sociais e ambientais do nosso portfólio unificado, que gera e compartilha valor em sua cadeia e ao redor dela", finaliza a executiva.   

Com auditoria externa da Ernst & Young Auditores Independentes, o Relatório de Sustentabilidade da Cosan segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e está de acordo com as recomendações da Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD), força-tarefa relacionada à mitigação de riscos das mudanças climáticas. Pelo segundo ciclo, a companhia também apresentou sua evolução rumo às metas e aos compromissos com o desenvolvimento sustentável, que publica desde 2019, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — da Organização das Nações Unidas (ONU); e aos princípios do Pacto Global — do qual se tornou signatária em 2020. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.