Admirável consumidor novo

0

A tecnologia foi nossa saída de emergência (e da maioria das empresas) para que a vida continuasse durante a pandemia. Apesar da celeridade da renovação, consumidores e empreendedores têm conseguido acompanhar com relativo sucesso as mudanças dos últimos anos. Aprendemos a garantir velocidade, disponibilidade, segurança, usabilidade, eficiência, e agora podemos dizer que já possuímos um consolidado ambiente virtual para comércio e serviços.

Acontece que, mesmo com os canais digitais, o atendimento por robôs, a inteligência artificial, o pagamento por PIX, além de inúmeros outros recursos, alguns desafios continuam os mesmos: atrair a atenção do cliente, entender o que ele precisa, atender a sua necessidade, fazer com que ele se decida pelo meu produto ou serviço e não pela concorrência, conquistar a sua confiança, fidelidade e recomendação.

A diferença é que o cenário que temos hoje é mais complexo. Os caminhos da comunicação, por exemplo, ampliaram-se consideravelmente e os contatos não se restringem mais aos serviços de atendimento ao consumidor. Clientes vão às mídias sociais, fazem perguntas e pedidos pelo WhatsApp, reclamam em sites de defesa do consumidor, elogiam em páginas próprias, filmam e divulgam sua jornada de consumo, da aquisição ao recebimento.

Estamos sempre observando de perto essas mudanças, porque boa parte do nosso trabalho na GFT é ouvir o cliente. Se não conseguirmos entender detalhadamente o problema, ou como dizemos "a dor" do usuário, será difícil encontrar uma solução que resolva satisfatoriamente a questão que ele nos traz.

Nos colocamos ao lado do cliente, observando a situação do seu ponto de vista para enxergar com clareza as dificuldades da transformação em cada etapa, procurando ser autênticos e atenciosos em todas as nossas interações. Somos comprometidos, colaborativos, criativos e corajosos, por que isto está em nosso DNA.

E é natural que seja assim, temos um profundo conhecimento de como aplicar as tecnologias atuais para colocar a experiência do cliente no centro do negócio, aumentando o engajamento e a lealdade. Nosso objetivo é tornar as empresas mais inovadoras, ágeis, inteligentes, eficientes e competitivas porque sabemos que o usuário é capaz de diferenciar uma boa experiência digital. Mas nada disso é possível sem a compreensão desse novo consumidor que a vivência tecnológica criou.

Moldar a experiência do cliente, criar uma percepção atraente da marca e ter uma posição mais competitiva no mercado, é, acima de tudo entender como evoluíram os critérios e as reações desse público, agora imerso em tecnologia. É, literalmente, um organismo vivo que muda e se renova em questão de segundos. Surgem novas tendências, pensamentos, movimentos, descobertas, invenções, pontos de vista. É preciso inovar junto e avançar na mesma velocidade.

Alessandro Buonopane, CEO Brazil do Grupo GFT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.