FTC investigará nova plataforma de publicidade móvel da Apple

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A disputa feroz travada entre o Google e a Apple no mercado de smartphones desta vez pode ter ajudado o site de buscas. Segundo o New York Times, a Federal Trade Commission (FTC), órgão do governo dos Estados Unidos que investiga contratos comerciais e dados fiscais de empresas e pessoas físicas, pediu mais duas semanas para analisar a compra da plataforma digital para anúncios móveis AdMob pelo Google e, ao mesmo tempo, apurar melhor a aquisição da Quattro, outra plataforma de anúncios móveis, pela fabricante do iPhone.
Fontes próximas ao governo americano ouvidas pelo jornal americano contam que a FTC quer saber se o movimento do Google para ampliar a atuação no mercado de publicidade para celulares vai mesmo prejudicar a competição no setor, já que outro gigante do mercado de tecnologia já está no mercado. De acordo com as fontes, a FTC tende a barrar a compra do AdMob para não por em risco um mercado nascente e em rápido desenvolvimento, mas ao mesmo tempo reconhecem que um segundo grande player, como o Google, faria bem para o setor.
O jornal também apurou que outro fator que levou o órgão regulador a rever sua posição durante as investigações é a eterna relutância da Apple em dar informações sobre seus negócios, mesmo quando exigida pelos órgãos oficiais. Na opinião do diário, ainda não está claro para o governo dos EUA como funcionará a plataforma para publicidade em celulares da Apple, o iAd, anunciada no mês passado, e por isso não pode condenar o Google, já que a compra da AdMob pelo site de buscas, aparentemente, tem a mesma finalidade da compra da Quattro pela Apple.
Procurados pelo New York Times, Apple e Google se recusaram a comentar o assunto. Uma fonte igada ao FTC declarou, no entanto, que uma decisão sobre o caso Google-AdMob "seria muito mais fácil não fosse pela Apple e seu novo sistema de publicidade móvel".

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