Em resposta ao processo movido pela Apple, em março passado, por suposta quebra de patentes, a fabricante taiwanesa de celulares High Tech Computer (HTC) decidiu entrar com um processo nesta quarta-feira, 12, contra a fabricante do iPhone. Na ação, registrada na Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos (USITC), a HTC alega que a empresa de Steve Jobs usa de maneira ilegal cinco tecnologias de sua propriedade.
Como punição, a HTC quer que o governo dos EUA proíba a venda e a importação do iPod, iPhone e iPad em todo o país. Segundo o vice-presidente da HTC nos EUA, Jason Mackenzie, o litígio é uma forma de proteger a propriedade intelectual de sua empresa e enfrentar a hegemonia da Apple, inclusive nos tribunais.
No início de março, a Apple entrou com um processo contra a HTC sob a alegação de que a fabricante taiwanesa havia infringido mais de 20 patentes envolvendo arquitetura interna, design e hardware do iPhone em seus celulares, de forma a atingir os smartphones da HTC que rodam o sistema operacional Android, do Google. À época, a HTC declarou que condenava a atitude da Apple e que continuaria com o lançamento de seus produtos equipados com Android "a despeito da forma como a concorrência encara isso" (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
- Disputa