Consultoria de Brasília cria sistema de alerta multicanal

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Há oito anos no mercado, atuando basicamente no setor de governo, a empresa brasiliense Plano decidiu, há cerca de dois anos, que era hora de diversificar suas atividades para crescer. Até então trabalhando quase que exclusivamente como consultoria para implantação de modelos de gestão e na terceirização de processos de negócio (BPO, na sigla em inglês), a empresa resolveu inovar. Para isso, submeteu seu projeto ao programa subvenção à inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, e obteve financiamento a fundo perdido de R$ 1,9 milhão, que foi aplicado no desenvolvimento de uma solução inédita que integra vários canais de comunicação em um só, tais como contact center, e-mail, mensagem de texto via celular (SMS), entre outros, para o envio de mensagens ou informações a várias pessoas.
Batizado de Alerta!, o produto funciona da seguinte forma: ao criar uma conta no sistema, a pessoa especifica os canais nos quais deseja receber as mensagens ou as informações, inclusive criando um nível hierárquico entre as pessoas e entre os seus canais de comunicação. "Não importa os canais de comunicação em que a pessoa esteja, o sistema envia para todos eles até que ela receba uma mensagem de que a mensagem foi lida e entendida", explica o sócio-diretor da Plano, Rodrigo Silveira. Ele afirma que, para que o Alerta! funcione, não é necessário nenhum investimento em infraestrutura, software ou banco de dados. "Tudo é disponibilizado em conjunto com a solução, na nuvem."
O executivo diz que a estratégia com o novo produto é diversificar a carteira de clientes, que hoje é formada por 90% de órgãos do governo federal. "Trata-se de um produto de múltiplas aplicações, voltado principalmente para a iniciativa privada", ressalta Silveira, embora os primeiros pilotos com o produto estejam sendo feitos em órgãos públicos. Um deles vem sendo feito no Ministério da Saúde, que utiliza o sistema em conjunto com o banco de dados Datasus, para agendamento e confirmação de consultas dos 15 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "O sistema automatiza todo o processo. Três horas depois de o paciente ter agendado a consulta, o Alerta! envia uma mensagem de confirmação. Como no SUS as consultas costumam demorar quatro, às vezes, cinco meses, 48 horas antes do dia marcado, o sistema volta a enviar uma mensagem solicitando a confirmação do paciente. Se ele não confirmar, é passado para trás na lista, o que ajuda a otimizar as filas no SUS", afirma Silveira.
O sistema também tem um piloto na cidade de Niterói para auxiliar na gestão de desastres ambientais. O órgão da Prefeitura do município responsável pelo monitoramento de pluviômetros está testando o sistema para disparar alertas à população quando o índice de chuva atingir uma quantidade considerada de risco. Uma outra aplicação é em companhias aéreas. "Se devido às condições do tempo, o vôo for atrasar três horas, por exemplo, o Alerta! pode avisar os passageiros antes mesmo que cheguem ao aeroporto, evitando transtornos e perda de tempo", explica Silveira. Ele diz que a Plano ainda não tem uma meta de vendas para o produto, que foi lançado nesta quinta-feira, 12, na a BITS 2011 – Business IT South America, primeiro evento da CeBIT no Brasil, organizado pela Deutsche Messe em parceria com a Converge Comunicações e a Fiergs, em Porto Alegre. Mas o executivo avalia que o sistema vai abrir novas e boas oportunidades de negócios para a empresa.

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