Transformar a construção civil em um segmento tech e mais sustentável pode parecer ousado, mas essa é a proposta da startup LandApp, que oferece uma solução que conecta todos os atores da construção civil para promover eficiência de recursos e logística reversa de resíduos.
Fundada em 2020, a startup faturou em 2022 R$14 milhões e planeja com 1.000 caminhões ativos, solucionar os resíduos de cerca de 2.500 obras por ano, até 2025.
Como funciona?
Por meio de um ecossistema completo de logística da construção aliado a tecnologia de ponta, a LandApp permite que o cliente solicite e acompanhe o transporte de materiais e resíduos da sua obra de forma segura e confiável.
Após o cadastro da obra, com volume e tipo de material a ser transportado, ele faz o planejamento logístico com apenas alguns cliques, enquanto a LandApp conecta o número ideal de transportadores autônomos com parceiros – como terraplenagem, aluguel de maquinário, pedreiras, jazidas, aterros e recicladores – para o envio ou recebimento dos produtos a serem tratados de forma correta.
Com a opção Aterro Zero LandApp, também é possível compartilhar materiais entre obras, o que reduz as distâncias percorridas pelos caminhões e, como consequência, diminui os custos e as emissões de CO2.
"Nascemos com o propósito de revolucionar o transporte de materiais e resíduos da construção civil promovendo a sustentabilidade, com reutilização e reciclagem de materiais e resíduos e redução de impacto. Além disso, temos como missão desenvolver a classe de caminhoneiros autônomos, com profissionalização, oferecendo benefícios para melhorar o dia a dia da categoria", afirma Matheus Protti, fundador da LandApp.
As viagens dos caminhoneiros ainda são monitoradas em tempo real por meio de geolocalização, o que permite o atendimento de vários segmentos e regiões simultaneamente, o acompanhamento da produtividade e a verificação da evolução do projeto. Assim, a startup simplifica processos, promove governança e transparência, além de impactar no preço de operação de todo o fluxo de materiais e resíduos da construção civil.
Para os caminhoneiros, a LandApp disponibiliza um aplicativo mobile que permite a gestão das obras em que desejam trabalhar a um toque, com controle de agenda, ganhos e viagens realizadas, além de parcerias e descontos exclusivos.
Hoje, a LandApp possui mais de 660 caminhoneiros autônomos cadastrados no aplicativo, regularizados para destinação e fornecimento de materiais. Nos três anos de operação já faturamos mais de 30 milhões de reais e fechamos 2022 com um crescimento de 110% comparado a 2021;
A ferramenta permite planejamento, gestão dos dados, monitoramento em tempo real, governança e transparência, com histórico de dados e documentações para auditorias e gestão, incluindo emissão automática de certificados da prefeitura para o transporte de resíduos, além de soluções de logística eficientes para promover a produtividade e sustentabilidade.