Uma pesquisa do instituto Standish Group revela que um grande percentual dos mais de U$ 250 bilhões gastos anualmente no desenvolvimento de aplicações na área de tecnologia da informação é desperdiçado: 31% de todos os projetos são cancelados antes de seu término; 88% dos projetos ultrapassam seu prazo, orçamento ou ambos; os projetos ultrapassam, em média, 189% dos custos originalmente estimados; e os projetos ultrapassam, em média, 222% do prazo originalmente estimado.
Por conta dessa situação, as empresas correm em busca de profissionais capacitados para gerir seus projetos e programas, preferencialmente com a certificação PMP (Project Management Professional), conferidas pelo Project Management International (PMI), organização internacional que reúne os profissionais da área de projetos.
Atualmente, existem no Brasil mais de 4 mil profissionais com a certificação PMP, a qual é hoje reconhecida internacionalmente como uma das quatro mais importantes certificações no mundo.
?Se por um lado a economia aquecida estimula o investimento em projetos e programas nos mais diversos setores, por outro a concorrência acirrada exige que os mesmos sejam realizados dentro do orçamento e do prazo estipulados?, comenta Carlos Borges, diretor da Compass Business School, especializada em cursos e treinamentos para executivos. ?Isso faz com que gestores capacitados a administrar esses projetos e programas sejam cada vez mais valorizados no mercado de trabalho?, diz ele.