Em maio, o Banco do Brasil atingiu a marca de mais de 100 mil instalações do navegador Firefox da Mozilla em seus computadores. A instituição utiliza esse software desde 2005, quando iniciou a implantação do GNU/Linux nas máquinas das agências. Segunda a diretoria de tecnologia do BB, responsável por essas implantações, o retorno dos funcionários que utilizam o software tem sido favorável, mesmo porque trata-se de um sistema multiplataforma, ou seja, pode ser executado tanto em ambiente Windows como Linux.
O BB é um dos maiores usuários corporativos de software livre do mundo, segundo o próprio banco. Praticamente todos os computadores de suas 4 mil agências, mais de 65 mil máquinas, utilizam Linux, Br-Office e o Firefox. As outras 35 mil máquinas que utilizam o navegador da Mozilla pertencem a órgãos regionais e as dependências da direção geral utilizam Mozilla e Br-Office, mas ainda não migraram para o Linux.
Neste ano, os terminais de auto-atendimento (ATMs) também começaram a ser equipados com software de código aberto. A iniciativa do BB conta com o apoio das comunidades de software livre nacionais e internacionais, do governo federal e de empresas que tem seguido a estratégia do banco.
- Sistema multiplataforma