O ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), tratará da regulamentação da terceirização no Brasil em palestra de abertura na 7ª edição do Seminário Call Center + CRM, que acontece nos dias 18 e 19 de junho, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O seminário discutirá toda a cadeia de valor envolvida nos serviços de relacionamento com clientes e consumidores, com ênfase na questão da regulamentação da terceirização de mão-de-obra de serviços em contact center, a inovação nos serviços de atendimento e o cenário atual do mercado brasileiro.
O evento é dividido em seminário e workshop. O programa do seminário inclui palestras e painéis sobre os principais temas do setor de call center no Brasil. Um setor que, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), gera 400 mil empregos formais diretos hoje no país e teve um faturamento da ordem de RS$ 9,6 bilhões em 2011.
Entre os destaques do seminário está a questão regulatória, com a participação do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), autor do Projeto de Lei 4330/04, que regulamenta a terceirização em quase todos os setores da economia brasileira, o qual falará sobre a terceirização da mão de obra em call centers e como está o debate sobre o tema no Congresso Nacional. O painel terá como moderador o jornalista e colunista de economia do jornal O Estado de S. Paulo, Celso Ming.
Ainda sobre o tema terceirização, o professor José Pastore, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), ao lado de Topázio Silveira Neto, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Telesserviços, e do economista Bruno Oliva, da LCA Consultores, farão um paralelo entre a realidade brasileira e o cenário internacional.
O seminário também contará com palestra do representante da Secretaria de Comunicação e Serviços do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC), Mauricio Lucena Duval. Ele falará sobre a importância da geração de empregos e renda no setor de atendimento, dentro do Plano Brasil Maior.
O Secretário Chefe da Casa Civil, da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, também estará presente no Seminário Call Center + CRM para falar sobre a importância das centrais de contact centers na prestação de serviços de atendimento ao cidadão.
O painel "O setor de contact center e a contratação de serviços especializados" contara com a presença dos principais executivos dios grandes contact centers: Michel Sarkis, presidente da Contax e vice-presidente da ABT; Regis Noronha, diretor de estratégia e marketing da Atento; e Giulio Salomone, presidente, Almaviva e Almawave do Brasil. A moderação do painel será do jornalista e apresentador Rodolfo Gamberini.
Workshop
A programação do Seminário Call Center + CRM inclui a realização de workshops com com temas como o atendimento ao consumidor via redes sociais; vídeo call center: como as empresas de atendimento devem se preparar para a implantação do nono dígito na telefonia celular; como aplicar a inteligência semântica para melhorar o atendimento ao cliente; o contact center em tempo real e o social big data, o call center integrado às redes sociais.
O Seminário Call Center CRM é promovido pelas revistas TI INSIDE e TELETIME e organizado pela Converge Comunicações. A grade de palestras e inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 77 15 028 ou pelos endereços eletrônicos: inscricoes@tiinside.com.br e http://www.convergeeventos.com.br/seminarios/610/inscricoes.htm