Setor logístico deve estar associado à computação na nuvem

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O cenário competitivo no setor de distribuição está mais agressivo do que nunca. Mudanças rápidas nas demandas dos clientes, interrupção da cadeia de suprimentos e um mercado de trabalho em mutação estão aumentando a pressão sobre os distribuidores, enquanto a digitalização acelerada força o setor a reavaliar seus negócios. De acordo com o Gartner, pelo menos 50% das maiores empresas globais estarão utilizando Inteligência Artificial (IA), Análise de dados e Internet das Coias (IoT) em suas operações de supply chain até 2023.

Para avançar nessa direção, os principais distribuidores estão investindo em tecnologias digitais para aumentar a produtividade em suas operações, força de trabalho e experiência do cliente.

Embora um sistema moderno baseado na nuvem ofereça um fluxo contínuo de inovação e recursos específicos do setor, muitos distribuidores ainda estão limitados por sistemas ultrapassados de ERP, que não têm agilidade para suportar novos requisitos de negócios. Muitos se vêem enfrentando modificações significativas no ERP, fazendo com que se sintam presos a um sistema antigo. Outros ficam impressionados com a ideia de interromper suas operações diárias adotando um novo sistema e simplesmente optam por não agir. Nos dois casos, a diferença entre esses distribuidores e seus concorrentes mais avançados em tecnologia está aumentando a cada dia.

Para realmente competir no mercado atual, as empresas de distribuição precisam atualizar o seu sistema de ERP, adaptado às necessidades específicas do setor e projetado para oferecer flexibilidade para se adaptar às mudanças nos negócios. Usando uma abordagem de implementação ágil, os gestores podem gerenciar as interrupções que temem, dividindo a implantação do software em sprints gerenciáveis e reduzindo a complexidade com recursos predefinidos do setor.

Listo abaixo quatro razões principais pelas quais um sistema de ERP moderno baseado em nuvem pode tornar os distribuidores mais ágeis, eficientes e mais aptos a atender às necessidades dos clientes.

1) Centralização no cliente

Hoje, o maior fator de sucesso para os distribuidores é o desenvolvimento de serviços inovadores. Seja oferecendo serviços especializados de gerenciamento de tarefas para manter os projetos de construção em andamento, gerenciando os materiais indiretos e máquinas dos clientes para otimizar as operações, expandindo para serviços de manutenção e reparo, oferecendo aos clientes a opção de alugar, comprar ou oferecer serviços de configuração para criar produtos personalizados, ideal para agregar valor e para estreitar relacionamento com os clientes. Esses serviços abordam problemas reais de negócios e oferecem aos distribuidores a oportunidade de aumentar a fidelidade do cliente e se diferenciar no mercado.

Os distribuidores devem procurar um sistema de ERP moderno que não apenas ofereça suporte a esses tipos de serviços, mas também incorpore o uso de tecnologias como a Internet das Coisas, IA, aprendizado de máquina e dispositivos móveis para melhorar sua oferta. Por exemplo, um distribuidor pode aproveitar a IoT para monitorar o equipamento e coletar dados para determinar o momento ideal para realizar a manutenção, protegendo-o contra falhas no equipamento do cliente. Outro exemplo pode ser colocar dispositivos móveis nas mãos de sua equipe de serviço de campo para fornecer acesso imediato às informações necessárias para concluir o reparo.

Os distribuidores podem aproveitar um moderno sistema de ERP baseado em nuvem para melhorar a experiência de compra de seus clientes. Um sistema ERP moderno pode usar IA e machine learning para fornecer recomendações de produtos altamente personalizadas, inclusive considerando fontes externas, como clima, para recomendar o tipo de broca necessária em condições de congelamento.

2) Aumento de produtividade

A demanda do cliente por velocidade e precisão requer operações simplificadas e eficientes em toda a cadeia de suprimentos, impactando todos os aspectos dos negócios do distribuidor – desde vendas, serviços, gerenciamento de estoque e armazém. Os sistemas modernos de ERP utilizam novas tecnologias para antecipar as flutuações na demanda e tomar melhores decisões de compra.

Esses sistemas também oferecem automação de armazém, substituindo processos manuais e propensos a erros e recursos de gerenciamento de ativos para gerenciar melhor uma frota de caminhões para garantir que eles estejam sempre operando e capazes de entregar o produto certo no lugar certo, no momento certo.

Os sistemas modernos de ERP oferecem ferramentas de fluxo de trabalho para automatizar processos de negócios e eliminar etapas manuais para alcançar a eficiência ideal. O avanço dessa tecnologia permite ao distribuidor garantir que as melhores práticas sejam seguidas e evita problemas que possam ter ocorrido de outra forma. As ferramentas de fluxo de trabalho gerenciam e garantem que o trabalho seja passado de uma pessoa para a outra na sequência apropriada até que o processo seja concluído.

Outro benefício de uma solução de fluxo de trabalho é a capacidade de identificar proativamente possíveis problemas. Sem ferramentas como essa, os distribuidores geralmente estão resolvendo os problemas dos clientes em retrospectiva. Para oferecer o melhor serviço, os distribuidores devem operar em um ambiente onde estejam um passo à frente.

3) Maior engajamento de funcionários

Quando se trata de ter um retorno do investimento com adoção de uma nova tecnologia, uma empresa só terá sucesso se os funcionários abraçarem a ideia e integrarem prontamente o sistema em suas formas de trabalhar. Talvez não seja de surpreender que a falta de ferramentas de aprendizado em sistemas herdados de ERP represente uma grande barreira à entrada no setor de software corporativo. Tornar as tecnologias emergentes acessíveis a qualquer pessoa em qualquer área da empresa é o que torna a tecnologia tão poderosa dentro de uma corporação.

Os sistemas modernos de ERP enfatizam a experiência do usuário, facilitando o envolvimento dos funcionários com o software e a busca de dados para informar sua tomada de decisão. Há vinte anos, os colaboradores do setor de distribuição precisavam tolerar longas sessões de treinamento apenas para entender seus fluxos de trabalho. Mas, ao escolher uma solução de ERP com ferramentas modernas de treinamento e conteúdo pré-criado, os funcionários podem pular essas classes estendidas e aprender continuamente dentro do próprio sistema.

Essas ferramentas de treinamento e sistemas intuitivos também são particularmente úteis para distribuidores que contratam trabalhadores temporários durante as estações mais movimentadas, como os feriados. Nem todos estão familiarizados com todas as tecnologias que um local de trabalho utiliza, portanto, ter botões de ajuda para guiá-los nos processos, à medida que avançam, aumenta a produtividade dos funcionários e permite que os gerentes se concentrem em tarefas de nível superior.

4) Atrair e reter talentos

Atualmente, um desafio duplo para o setor de distribuição é a onda de trabalhadores mais experientes que estão se aposentando, no momento em que uma nova geração está entrando no mercado de trabalho. Essa nova geração de nativos digitais exige tecnologia fácil de usar, que lhes dá acesso imediato aos dados, suporta a colaboração da equipe e reflete a aparência dos aplicativos que eles usam no dia a dia. Para muitos distribuidores, os sistemas modernos de ERP, que melhoram a experiência geral dos funcionários, têm sido um diferencial importante ao atingir essa geração de trabalhadores.

Defina seu futuro na era digital

Os distribuidores que ainda usam sistemas ultrapassados de ERP enfrentam um custo de oportunidade todos os dias. Enquanto os concorrentes com tecnologia moderna avançam com sistemas de ERP em nuvem, que lhes permitem atender melhor os clientes e suas necessidades, os distribuidores sem sistemas modernos continuarão ficando para trás. As empresas que obtiverem sucesso serão aquelas que progredirem além dos sistemas herdados e entrar no mundo em constante evolução do ERP moderno. Defina o seu futuro na era digital.

Antonio Brito,  Sr Principal, Digital & Value Engineering, Infor LATAM.

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