Em iniciativa pioneira no Brasil, Positivo Tecnologia zera a pegada de carbono em HaaS

0

Post content – As mudanças climáticas e o aquecimento global, entre outras questões ambientais, estão cada vez mais no radar das organizações e nas diretrizes de negócios. Podem, inclusive, serem  decisivas na decisão de compra de produtos ou contratação de serviços. Como empresa consciente e ambientalmente responsável, a Positivo Tecnologia incentiva alternativas efetivas para reduzir emissões dos gases de efeito estufa e colaborar com uma sociedade de baixo carbono. Entre as mais recentes ações, desenvolveu um projeto pioneiro no Brasil que zera e compensa a pegada de carbono diante do aluguel e da utilização de desktops, notebooks, tablets e smartphones. "A Positivo Tecnologia agora é carbono zero", explica diz Fabio Alejandro, diretor da Positivo as a Service.

A solução, conhecida como Hardware as a Service (SaaS), contempla também suporte técnico e é disponibilizada ao mercado corporativo e instituições públicas. A Positivo as a Service, área da Positivo Tecnologia, é reflexo da estratégia de diversificação de negócios e uma das que mais cresce na Companhia.  No primeiro semestre deste ano, a receita da Positivo as a Service aumentou 364% em comparação com o mesmo período de 2021. Em HaaS, a Positivo Tecnologia também passou a atuar em um modelo de economia circular ao ser a primeira fabricante no Brasil a adotar o RHaaS (Refurbished Hardware as a Service). É uma solução que oferece aos clientes a possibilidade de utilizarem máquinas remanufaturadas com as vantagens de preços mais competitivos e redução de resíduos sólidos.

"Além de sermos a primeira empresa brasileira do setor a mapear, compensar e zerar a pegada de carbono nos produtos de HaaS, fomos também no país a oferecer o RHaaS", reforça Fabio Alejandro.

Durante seis meses foi realizado o levantamento do consumo e emissão de CO2 equivalente nos processos de locação de equipamentos para determinar a potencial quantidade de gases de esfeito estufa (GEE) emitidos, assim como realizar o processo de compensação. "A partir do mapeamento, pudemos efetuar a compra equivalente de créditos de carbono que serão investidos em projetos de redução de desmatamento e conservação da Amazônia. Escolhemos essa floresta pela importância ecológica e também por abrigar a operação fabril da nossa empresa no polo industrial de Manaus", explica Alejandro.

Os clientes da Positivo as a Service que adotarem o projeto e optarem pela eliminação da pegada de carbono em contratos de locação, receberão o selo "Positivo Amigo do Clima". "Essa é apenas a primeira etapa do projeto, o qual futuramente pretende realizar não só a compensação, mas a redução das emissões de carbono", diz o diretor.

Iniciativas como a "Positivo Amigo do Clima", além de outras práticas relacionadas a ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) visam minimizar impactos com a geração de resíduos, consumo de energia e processos de refrigeração. A área de HaaS da Positivo Tecnologia, iniciada em 2019, é um exemplo desse cuidado. Paralelamente, a Positivo Tecnologia segue em busca das melhores e mais inovadoras práticas do mercado para colaborar com a preservação do meio ambiente e atender às necessidades dos clientes. "A gente se reinventou por meio da economia circular ao incorporar o RHaaS em nosso portfólio de HaaS.

Os benefícios são percebidos por todos, inclusive pelos contratantes. Eles garantem a otimização dos orçamentos e abrem possibilidade para potencializar o retorno sobre os investimentos do hardware", explica Fábio Alejandro. O diretor ainda destaca que os produtos são totalmente revisados e certificados para atestar a qualidade e o desempenho. Além disso, ele explica que as soluções em RHaaS da Positivo as a Service possuem valores até 40% menores do que os equipamentos novos na mesma modalidade de locação. "Atualmente, a vida útil das máquinas é, em média, de quatro a cinco anos. Com soluções baseadas em economia circular, os equipamentos voltam de locações e passam por um processo fabril que estende utilização para oito ou nove anos. Com isso, é possível adiar o descarte e a produção de novos resíduos", finaliza o diretor.

Para informações adicionais sobre as soluções de Hardware as a Service e Refurbished Hardware as a Service da Positivo Tecnologia, acesse o site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.