Plataforma de descarbonização movida a IA cria caminho para o carbono zero para organizações

0

A Terrascope, uma empresa de tecnologia climática sediada em Singapura e apoiada pela Olam Ventures, lançou uma plataforma de software como serviço (SaaS) de descarbonização em parceria com a Thoughtworks. Utilizando modelos personalizados de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), a plataforma automatiza a medição confiável tanto das emissões diretas (Escopo 1 e 2) quanto das indiretas (Escopo 3) de carbono.

Com a Terrascope, as empresas podem colaborar com parceiros externos para gerar análises avançadas e visualizações de suas emissões de Escopo 3, que respondem pela maior parte da pegada de carbono das organizações. A plataforma entrega cálculos de emissões em dias e semanas, ao invés de meses, superando abordagens padrão com muito menos recursos computacionais e menos dados.

Trata-se de uma iniciativa alinhada com a crescente demanda por tecnologia responsável, um conceito que avalia o impacto da tecnologia na sociedade e no meio ambiente e está cada vez mais presente na agenda das organizações. Segundo o relatório "O estado da tecnologia responsável" de 2023, elaborado em parceria da Thoughtworks com o MIT Technology Review Insights, a melhoria da sustentabilidade foi eleita o segundo principal benefício decorrente das práticas de tecnologia responsável de acordo com executivos brasileiros.

200 milhões de toneladas de emissão no radar

Em seu ano de lançamento, a plataforma já mediu mais de 200 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em apenas seis meses. Isso foi possível graças à colaboração entre a Terrascope e a Thoughtworks, que acelerou o desenvolvimento do produto, permitindo a criação de uma plataforma focada em sustentabilidade, inovadora, escalável e agnóstica do setor.

"A transparência é um fator crucial para as empresas que desejam construir um caminho para o carbono zero. Nossos clientes estão impressionados com a velocidade de medição da plataforma e a possibilidade de entender os detalhes extremos que impulsionam suas emissões, permitindo que tenham iniciativas plausíveis para construir seu caminho para o carbono zero", explica Jason Gregory, Chief Product Officer da Terrascope.

A Terrascope acredita que sua plataforma de descarbonização inteligente é um caminho possível para o carbono zero, permitindo que empresas mitiguem suas emissões de carbono e colaborem com a construção de um futuro mais sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.