A Information Builders, especializada em soluções de business intelligence corporativo e integração de aplicações, reforçou a aliança estratégica firmada há três anos com a ESRI, fornecedora de sistemas de informação geográficas (GIS). Com isso, as duas empresas esperam um incremento significativo na capacidade da tecnologia GBIS (união do business intelligence com GIS).
?O benefício imediato é que as empresas podem obter análises geográficas integradas, agregar informações diversas, formatar planilhas, construir buscas e relatórios distintos em tempo real. Podem, também, transformar seus resultados em mapas geográficos e disponibilizá-los para consulta via web a diferentes níveis de usuários?, afirma David Fernández, diretor da InfoBuild Brasil, representante exclusiva da Information Builders no país.
O executivo diz que a sinergia entre as tecnologias GIS e BI melhora o poder de decisão e amplia a capacidade das soluções de geoprocessamento em endereçar várias aplicabilidades de negócios, além de transformar o trabalho de assimilação de todos os dados digitais coletados muito mais fácil e efetivo.
Segundo pesquisa do Yankee Group, a distribuição da informação espacial e a localização de veículos, propriedades, produtos, eventos e pessoas, aumentam as oportunidades de uma empresa em identificar redução de custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e gerar receitas em toda cadeia de valor. "À medida que as companhias estão cada vez mais conectadas aos seus fornecedores, clientes e parceiros, a utilização da inteligência de localização em ambientes de BI operacional torna os mapas e figuras cada vez mais necessárias," diz Tara S. Pottebaumm, analista de pesquisa do Yankee Group.
Sistemas de informação geográfica e solução de BI têm sido usados pelas organizações durante anos, mas só recentemente se deu o reconhecimento do poder da combinação das soluções. Atualmente, o mapeamento geográfico da informação permite compreender, de forma intuitiva, informações críticas do negócio, bem como identificar tendências, entender e mensurar mercados, decidir sobre a melhor localização para um ponto comercial, organizar o território de vendas.
Além de mapear clientes e concorrentes, o sistema permite, ainda, determinar clusters, definir áreas geográficas para promover certo produto ou serviço, suportando o planejamento e controle de diversas ações estratégicas.
"Os usuários de BI de hoje não se preocupam com detalhes tecnológicos. Eles estão mais interessados em acessar as informações corretas, na hora certa e finalizar seu trabalho. A combinação de sofisticada tecnologia de reporting com dados geográficos apresentados em formatos simples, faz com que esse usuário não tradicional tenha mais independência nas suas ações e decisões de negócios", conclui David.