A McAfee divulgou que houve um crescimento significativo das ameaças enfrentadas por empresas e usuários nos últimos meses. De acordo com o McAfee Avert Labs, o número de ameaças registradas em seu banco de dados atingiu a marca de 200 mil pragas digitais somente neste mês.
"É impressionante notar que após 18 anos nosso banco de dados chegou a 100 mil ameaças e que em pouco menos de dois anos esse número dobrou", afirmou Stuart McClure, vice-presidente sênior de pesquisas globais e ameaças da McAfee. "Embora a conscientização sobre segurança continue aumentando, os hackers e os autores de programas mal-intencionados vêm lançando ameaças mais rapidamente que nunca, com cerca de 200% mais ameaças por dia que há dois anos".
Embora os bots (softwares maliciosos que se espalham de maneira autônoma) sejam ainda a principal causa desse crescimento, os exploits e os programas de download não ficam longe do primeiro lugar. As ameaças por e-mail, que responderam por uma grande porcentagem do número de ameaças em 2004, cresceram muito menos nos últimos dois anos em comparação a outras categorias de programas mal-intencionados.
Em 2004, a McAfee acrescentou 27.340 novas ameaças ao seu banco de dados. Já em 2005, o aumento foi de 56.880 novas ameaças. Desde janeiro, a empresa adicionou aproximadamente 32 mil novas ameaças a sua base de dados e está a caminho de ultrapassar a marca de 60 mil até o fim deste ano. Com base nas atuais tendências, a empresa acredita que o número de ameaças identificadas chegue a 400 mil em menos de dois anos.
A recomendação da McAfee é que empresas e consumidores mantenham suas máquinas constantemente atualizadas com as últimas definições de vírus, instalem as últimas correções e configurem suas soluções de segurança e antivírus para que ofereçam altos níveis de detecção e bloqueio de ataques.