Governo testa sistema de acesso gratuito a banda larga móvel

0

O governo federal começa a testar, no próximo sábado, 14, o sistema que permitirá aos usuários de celulares e tablets acessar gratuitamente determinados sites na internet, mesmo que os dispositivos sejam pré-pagos e que não haja nenhum pacote de dados contratado. O projeto piloto da chamada "banda larga 0800", possibilitará que provedores de conteúdo paguem para que os usuários possam acessar sites de forma gratuita – inicialmente, órgãos governamentais que oferecem serviços públicos, mas a tecnologia será oferecida a sites interessados em atrair internautas.

O projeto vai funcionar do mesmo modo que a tarifação reversa na telefonia: quando um usuário liga para um número 0800, quem paga é o destinatário da chamada. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que apresentou o projeto nesta quinta-feira, 12, disse que os testes serão realizados por moradores da região administrativa de São Sebastião, a 30 quilômetros de Brasília, para testarem o sistema. Ao todo são 80 pessoas que receberão smartphones, pelo prazo de 15 dias, para que sejam feitos os testes no site 0800 criado pelo Ministério das Comunicações para os testes (http://bandalarga.0800.br), sem pagar nada pela conexão em banda larga.

Para o ministro, o projeto deverá ajudar estados, municípios e a União a cumprirem os requisitos da Lei de Acesso à Informação, uma vez que “a internet é uma ferramenta importante de divulgação das informações, que precisam estar abertas à população”. “Quem seria mais beneficiado seria o pessoal de baixa renda. Mas se você pegar a classe média, ela usa muito operações em banco, em sites de compras; então, esse pessoal terá interesse de usar também. É uma forma de atender melhor, de dar mais opções a quem demanda os serviços”, avaliou Bernardo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.