Empresas testam tecnologia que evita colisão entre carros autônomos

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A 5G Automotive Association (5GAA), a BMW, a Ford e a PSA, em parceria com a Qualcomm e a Savari, fizeram a primeira demonstração da tecnologia de comunicação direta C-V2X com veículos de vários fabricantes na Europa – veja o vídeo. Realizado em Paris, o teste incluiu carros de passeio e motocicletas.

O C-V2X é uma solução global de comunicação do veículo-com-tudo (V2X) para aprimorar a segurança viária, a direção autônoma e a fluidez no trânsito. A tecnologia evita colisões usando a comunicação veículo-a-veículo (V2V) e a conectividade veículo-a-infraestrutura (V2I), integrando os sinais de trânsito e centros de gerenciamento de tráfego. A tecnologia usa comunicação direta em tempo real que não depende de cobertura de rede de celular e estará pronta para operação comercial em 2020.

Comparada a outras tecnologias V2X, a comunicação direta C-V2X tem desempenho superior, menor custo e compatibilidade com o 5G, o que a torna a solução preferencial para sistemas inteligentes de transporte cooperativos (C-ITS).

A exibição incluiu seis aplicações: luz de freio eletrônica de emergência, alerta de colisão em cruzamentos, alerta de risco de colisão em entroncamentos, alerta de veículo lento e alerta de veículo parado, fase e temporização de sinal/alerta de violação de sinal e alerta de usuário vulnerável na pista (pedestre).

Além de carros de passeio da Ford, PSA e BMW, foram usadas scooters elétricas da BMW, todos equipados com tecnologia de comunicação direta C-V2X usando chip Qualcomm 9150 C-V2X. O software e aplicativo V2X, mais a infraestrutura viária, foram fornecidos pela Savari.

Com mais de 90 membros globais, a 5GAA reúne grandes montadoras e fornecedores, desenvolvedores de software, operadoras móveis, empresas de semicondutores, fornecedores de equipamentos de teste, fornecedores de telecomunicações, fornecedores de sinais de trânsito e operadores rodoviários.

Os modems de celular serão chaves para a implantação do C-V2X em veículos, suportando as funções de telemática, assistência de emergência, infotenimento e informações úteis de direção, trânsito e estacionamento. Como a comunicação direta C-V2X é integrada ao modem do celular, suas soluções devem ter um custo menor que as tecnologias concorrentes, além de taxas de adesão maiores. As validações de campo da nova tecnologia já estão em andamento na Alemanha, França, Coréia, China, Japão e EUA.

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