A Microsoft anunciou na quinta-feira, 12, uma versão gratuita de seu aplicativo Teams, aumentando a concorrência com o serviço de chat Slack. Até agora, a Microsoft só fornecia o aplicativo para clientes que pagam pelo Office 365. O Slack oferece opções gratuitas e premium desde o seu lançamento público em 2014.
Ao promover um serviço gratuito, a Microsoft pode estar deixando dinheiro na mesa no curto prazo, mas a empresa está apostando que atrairá clientes que eventualmente serão atraídos para pagar pelo Office à medida que crescerem e precisarem de mais serviços e suporte profissional. O nível gratuito é limitado a 300 usuários.
Slack não é o único concorrente no espaço. No ano passado, o Google lançou um rival do Slack chamado Hangouts Chat como parte de seu pacote G Suite, menos de seis meses depois que a Microsoft divulgou o Teams. O Facebook também oferece um aplicativo de bate-papo para o trabalho.
A Microsoft não vê o serviço gratuito como uma versão leve da oferta paga, como é o caso do Slack. Ele inclui disponibilidade em mais idiomas e oferece maior espaço de armazenamento, recursos de pesquisa de mensagens e mais integrações de ferramentas de terceiros. Ele também permite que os usuários façam chamadas de voz e vídeo em grupo, enquanto o nível gratuito do Slack permite apenas chamadas entre duas pessoas por vez.
A Microsoft informou em março que 200 mil organizações estavam usando Teams, menos da metade da base de clientes do Slack, que relatou em maio 500 mil organizações usuárias.