Uma gama cada vez maior de empresas está abandonando o tradicional sistema bancário e buscando, no crescente mercado de fintechs, diferenciais que vão do atendimento mais personalizado à celeridade nos processos, além das sempre bem-vindas taxas menores, combinadas a prazos de pagamento mais dilatados.
Segundo a 8ª edição do "Radar Fintechlab", o Brasil já tem 600 dessas startups, que aliam tecnologia a serviços financeiros. Caíram no gosto do cliente porque permitem realizar serviços, em qualquer hora e lugar e por meio de um aplicativo para smartphone, sem a necessidade de presença em agências físicas.
Especializada em operações com antecipação de recebíveis, a Size é um dos players que estão aproveitando os bons ventos deste setor – investiu no desenvolvimento de um robô analítico, apelidado de "Rapaz", que utiliza inteligência artificial e algoritmos para cruzar milhões de dados.
Baseada no conceito de "machine learning", a solução é tão célere que leva apenas dois minutos para dar um parecer sobre a solicitação de crédito, rapidez que pode ser a diferença para uma empresa evitar o recolhimento de uma pesada multa tributária ou mesmo o atraso no pagamento de fornecedores ou funcionários.
As decisões manifestadas pelo robô levam em consideração um leque de interpretações incluindo eventos de liquidez, inadimplências e histórico das operações de sucesso dos últimos sete anos na empresa, que até hoje contabiliza o atendimento de mais de 10 mil clientes e cerca de R$ 10 bilhões em pedidos de crédito analisados.
"A tecnologia também incorpora continuamente novas deliberações da equipe de análise, além de cruzar todos os dados já analisados e arquivados em nossa base de dados", complementa Zen.
Responsável por chefiar os processos de pesquisa e desenvolvimento da Size, o CTO João Brambilla explica que o "Rapaz" analisa cada solicitação de crédito sob todos os pontos de vistas, fazendo, ao mesmo tempo, o trabalho de dez analistas humanos ou mais, liberando os colaboradores para atividades mais criativas e de relacionamento com os clientes.