Estamos atravessando um momento de transformação no mercado da nuvem, que deixou de ser uma novidade para se transformar em um imperativo de negócios. O processo de transferir os dados e recursos para a nuvem já está feito e o desafio agora está na jornada da modernização, um trabalho difícil de implementação de decisões transformadoras para proporcionar a evolução dos modelos de negócio.
Hoje, a nuvem é a única plataforma que pode acomodar as mudanças, velocidade e a agilidade necessárias para impulsionar a modernização contínua. O desafio, novamente, está em como exatamente se deve traçar o caminho até essa modernização.
O ponto de partida é um trabalho em conjunto das organizações para integração dos sistemas legados, principalmente considerando que a maioria das empresas ainda possui e utiliza estes sistemas considerados como herança, que foram desenvolvidos antes da nuvem se tornar popular. Sendo assim, a integração desses sistemas com a nuvem se apresenta como um dos mais relevantes percalços nessa jornada, já que eles foram projetados para trabalhar em um ambiente completamente diferente.
É comprovado que o sistema de nuvem apresenta inúmeros casos de uso que podem impulsionar mudanças e impactar positivamente a sociedade, os negócios e até mesmo o indivíduo. Todos os tipos de indústrias podem se utilizar do sistema para extrair o melhor dos seus serviços, melhorando, consequentemente, a vida dos clientes que os utilizam também. A nuvem oferece segurança, tanto para empresas, como para as pessoas.
A modernização dos negócios é o passo seguinte: agora que eu tenho a tecnologia, como faço para que ela trabalhe para mim? Estou fazendo uso de todos os dados à minha disposição? Meus líderes estão tomando suas decisões baseados nesses dados? Minha empresa está criando uma cultura de uso holístico e inteligente das tecnologias das quais dispomos?
Aqui sim está o segredo dos projetos de modernização digital que efetivamente dão certo: não se trata de um processo de adoção tecnológica, mas sim de um processo de criação de uma cultura digital, de integrar os benefícios que a tecnologia traz nos processos decisórios e de investimentos. Você até pode ter o "carro esporte" da tecnologia, mas sem pilotos devidamente preparados e que saibam extrair o máximo potencial da máquina, qualquer conversível deixa a desejar.
Como consultores, observamos cada vez mais uma crescente demanda por este tipo de inteligência. Nossos clientes não querem mais apenas um implantador de soluções, pelo contrário, querem métodos, processos e culturas nativamente digitais, que transformem os negócios por dentro.
Há uma série de desafios aqui e muito trabalho a ser feito: da formação de profissionais de TI que enxerguem além da implementação tecnológica até mudanças radicais de
atitudes e de lideranças, onde o ego e o feeling ficam para trás e as decisões baseadas em dados se tornam soberanas. São transformações difíceis, pois não se tratam de transformações de sistemas – são transformações de cultura.
Fabiano Funari, Country Head da HCLTech Brasil.