Grandes eventos esportivos no Brasil alavancarão tecnologia

0

Investimentos de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 pode tornar o Brasil um centro de excelência em tecnologia

A palavra nuvem, além de ser a figura formada por partículas de água no céu, pode remeter a sonhos distantes e, em alguns casos, a um bom sono durante a noite. Porém, hoje essa mesma figura representa também a computação em nuvem, ou cloud computing, que é uma das grandes realidades da tecnologia  atual.

É indiscutível que a área de tecnologia passa atualmente por  evoluções relevantes que ditarão a segmentação daqui por diante.  Essa tecnologia já é muito utilizada no exterior para agregar valor e suportar a receita nas empresas. Seguindo a tendência mundial, a América Latina é considerada um dos continentes que mais investem em tecnologia nos últimos anos. Há uma estimativa que o continente até o ano que vem estará muito próximo ao primeiro colocado. Porém, apesar de o Brasil fazer parte do continente, ainda investe muito menos do que deveria neste segmento.

O efeito nuvem  vem evoluindo rapidamente em pouco tempo no mundo. Neste momento, já é mais do que necessário que os CIOs se enquadrem nesse avanço e busquem os aplicativos que necessitam para aperfeiçoar a realidade das empresas mundiais na tecnologia em nuvem, para não ficarem desatualizados e distantes das inovações.

Apesar de já ter algum tempo, essa tecnologia ainda é considerada nova, pois é pouco conhecida por alguns, mas tem feito diferença em áreas de marketing, vendas e serviços, entre outros estilos de negócios. As indústrias de serviços de saúde, automotiva e de hardware, lideram como os setores que mais impulsionam o modelo de cloud computing.

Essa nova tendência, por incrível que pareça, ainda enfrenta resistência. Porém no Brasil, há uma disposição para a reestruturação tecnológica em todos os segmentos, pois o foco de investimentos de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 chega com a grande possibilidade de o Brasil se tornar um centro de excelência em tecnologia.

Empresas brasileiras de renome  já estão investindo no serviço, principalmente porque a  tecnologia pode reduzir custos em até 30% para uma empresa de médio porte, além de aumentar a visibilidade no mercado. Com isso, há uma expectativa de que pelo menos quatro  tópicos serão prioridades no desenvolvimento de aplicações, que são: software para sistemas de infraestrutura, sistemas básicos de storage, servidores e aplicações gerais.

O destaque desta evolução tecnológica é o VMWare, considerado uma completa família de soluções tecnológicas, respondendo hoje por cerca de 80% do mercado mundial de virtualização sendo a empresa escolhida pelas 100 maiores corporações da Fortune. Com ela, chegou ao Brasil também a tecnologia vCloud Prime, que utiliza o VMware e é considerada atualmente a última palavra em termos de tecnologia de Data Center. A plataforma de alta performance permite a criação de Data Centers Virtuais completos inteiramente administrados pelo cliente.

Não há dúvidas de que o Brasil caminha para a popularização da tecnologia e que em pouco tempo alcançará a maioria das corporações.

Fábio Alexandre Vieira é graduado em Ciências da Computação, com MBA em Marketing pela  Fundação Getúlio Vargas,  e  diretor executivo da Primehost.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.