Um projeto de lei que visa coibir o roubo de smartphones poderá se tornar lei na Califórnia, o estado mais populoso dos Estados Unidos. A proposta, aprovada na segunda-feira, 11, pelo equivalente a nossa assembleia legislativa estadual, depende agora da sanção do governador Jerry Brown. Ela estabelece que todos os smartphones vendidos na Califórnia já saiam de fábrica com o recurso chamado "kill switch" (botão da morte, em tradução livre) que permite que os proprietários desabilitem remotamente seus aparelhos tornando-os inúteis no caso de perda ou roubo.
Policiais acreditam que a tecnologia poderá reduzir os furtos de samrtphones. Em Nova York, por exemplo, o número de roubos de iPhones caiu 19% desde o lançamento da nova função. Algo similar aconteceu em San Francisco, EUA, (queda de 38%) e também em Londres (24%), de acordo com a polícia dessas três cidades.
O Google e a Microsoft, por exemplo, firmaram acordo com um órgão equivalente à Defensoria Pública em Nova York no se comprometem a adicionar o botão em smartphones equipados com seus respectivos sistemas operacionais, Windows Phone e Android.
O governador Brown tem 12 dias para sancionar o projeto de lei, que enfrentou muitas pressões da indústria. Empresas de tecnologia, como Apple, AT&T, BlackBerry, Google, Microsoft, Samsung e Verizon, que se opunham ao projeto, passaram a apoiá-lo, de acordo com um comunicado de imprensa do procurador distrital de São Francisco, George Gascón, que patrocinou o projeto de lei.
Procurado pelo The Wall Street Journal, o governador disse que não iria comentar sobre o projeto.
O projeto foi apresentado pelo por Mark Leno, senador estadual pelo Partido Democrata americano, o qual avalia que o projeto irá ajudar a deter a ação dos ladrões de smartphones. Ao contrário de legislações semelhantes existentes nos estados de Minnesota, Nova York, Illinois e Rhode Island, a lei da Califórnia exige que os fabricantes solicitem a permissão dos consumidores para configuraçãoo do "kill switch" no smartphone.
E mais facil passar a responsabilidade de um governo para um cidadao… ao invez de aumentar o efetivo de policiais eles criam leis para diminuir… isso e tipico no brasil… copiaram daqui…kkkk