A Elektro está automatizando seu sistema de atendimento de ordens de serviço para reduzir significativamente o tempo de atendimento aos consumidores, tanto sobre ordens técnicas quanto comerciais. Na prática, isso significa que é possível solucionar um problema elétrico na residência do consumidor antes mesmo que ele perceba, sem a necessidade de abrir uma ocorrência.
A Elektro contratou os serviços da Indra, que nos últimos anos tem atualizado seu sistema de gestão para se adequar ao conceito das redes inteligentes de distribuição de energia. A mobilidade é uma das principais características desse modelo, a qual permite maior controle e eficiência dos serviços prestados pelos profissionais em campo.
Com o objetivo de fornecer as tecnologias mais avançadas aos seus clientes neste âmbito, a Indra desenvolveu o InGRID WFM (Workforce Management), aplicação que contribui para um gerenciamento otimizado e automatizado, via tablets e smatphones para operações de cortes, religações, novas ligações e execução de reparos e emergências, entre outros, melhorando a produtividade das equipes, ou seja, possibilita à empresa distribuidora reduzir o tempo de atendimento de seus clientes.
O InGRID WFM permite à distribuidora que as ordens de serviço sejam despachadas automaticamente para as equipes em campo de forma eletrônica, sem intervenção do operador ou despachante. Dentro desse novo fluxograma, o operador consegue se dedicar mais tempo à análise e melhoria do serviço, com uma visão mais geral da rede de distribuição.
Para a Indra, este novo projeto com a Elektro reforça sua expertise no desenvolvimento de soluções específicas para o mercado energético, principalmente para atender novas demandas para as smart grids. "Mantemos um Centro de Excelência para Tecnologias Energéticas, localizado em Campinas, interior de São Paulo, e nossas soluções já são exportadas para clientes em vários outros países", completa Hussein Keshavjee, diretor do mercado de Energia e Utilities da Indra no Brasil.