A Accenture assinou acordo para aquisição da INSITUM, empresa de design e pesquisa estratégica especializada em inovação por meio da abordagem humana. O negócio deve fortalecer o posicionamento da Accenture Interactive entre as Agências de Experiência líderes na região por meio da expansão da gama de serviços de ponta da Fjord, sua unidade de design e inovação, na América Latina e outras regiões.
A combinação entre Fjord e INSITUM permitirá a criação de capacidades de liderança mundial em design e inovação para reforçar a competência da Accenture Interactive de desenhar, desenvolver e executar experiências que transformam negócios e melhoram a vida das pessoas.
Com o movimento, a Accenture Interactive expandirá sua presença em mercados latino-americanos de rápido crescimento, especialmente no México, sede da INSITUM. Isso assegurará à Fjord presença na Argentina, Colômbia, México e Peru, e fortalecerá suas operações existentes no Brasil por meio da soma de talentos e capacidades inovadoras para acelerar o valor entregue aos clientes.
A INSITUM foi fundada em 2003 e reúne mais de 200 designers, pesquisadores e estrategistas distribuídos pela América Latina, Europa e Estados Unidos, com sede na Cidade do México e escritórios em Barcelona, Bogotá, Buenos Aires, Chicago, Lima e São Paulo. Suas equipes multidisciplinares incluem líderes em pesquisa, estratégia e design, que criam impacto positivo para pessoas e organizações, como Bancolombia, BBVA, CEMEX, Grupo Bimbo, Roche e Uber. A INSITUM também conta com uma rede sólida de parceiras outras em geografias. Assim, consegue atender clientes na África, Ásia-Pacífico e Oriente Médio.
O acordo com a INSITUM é mais uma das ações que a Accenture Interactive vem conduzindo para fortalecer seu compromisso com a América Latina, o que já incluiu a compra das agências de marketing AD.Dialeto e New Content, sediadas no Brasil. Outras aquisições globais fortaleceram a presença da Accenture Interactive na região, como a compra recente da agência de publicidade espanhola Shackleton, que possibilitou a chegada da empresa no Chile. Além disso, o crescimento orgânico tem sido impulsionado pelo aumento das demandas de clientes pan-regionais na América Latina que buscam um toque local e escala regional quando o assunto é comunicação e criatividade.
O anúncio de hoje segue outros movimentos estratégicos para a Fjord, como a inclusão de recursos de design industrial, que reforçam sua capacidade de trazer à vida produtos e serviços para o mundo conectado. Como parte da Accenture Interactive, a presença da Fjord quadruplicou, com 28 estúdios de design em todo o mundo, tornando-se uma das empresas de design mais avançadas do mundo.
A conclusão da aquisição está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a liberação antitruste. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.