A oferta de modelos de notebooks cresceu 56% no Brasil em dois anos, período em que o preço médio do produto caiu 22%, segundo mostra pesquisa divulgada pelo site BuscaPé.
O levantamento, feito entre agosto de 2004 e agosto deste ano, indica que o equipamento tornou-se o sonho de consumo do usuário brasileiro que, graças ao desenvolvimento de novos processadores, mais rápidos e que gerenciam o consumo de energia de maneira mais eficiente, pode até trocar o seu computador de mesa, dependendo das aplicações que pretende usar.
Na avaliação do presidente do BuscaPé, Romero Rodrigues, a demanda crescente pelo notebook no segmento corporativo explica em parte a proliferação de modelos no mercado. O número de modelos disponíveis no site aumentou em 303, de 225 para 528. ?É a lei da oferta e da procura, que também funciona no setor de informática?, explica o gerente de novos negócios do BuscaPé, Daniel Cabral. ?O consumidor que ficar atento pode fazer um excelente negócio na hora de adquirir um notebook, basta pesquisar antes?, completa.
Para Rodrigues, apesar de ser, ainda, um produto com alto custo de aquisição, o notebook segue os passos do celular, da câmara digital e dos PCs, que possuem preços mais acessíveis para configurações menos sofisticadas.
A procura por notebooks no site aumentou consideravelmente, não obstante o fato de ser um produto que exige cuidados por parte dos usuários por ser muito visado por ladrões: de 81 mil consultas, em agosto de 2004, para 280 mil em agosto de 2006, uma diferença de 83%.
Em conseqüência ao aumento da demanda, os preços caíram. Um notebook, que há dois anos custava mais que R$ 5 mil, hoje pode ser encontrado na faixa de R$ 3,2 mil. ?Não chega a ser um artigo de luxo, mas o consumidor está cada vez mais propenso a comprá-lo em função da mobilidade que proporciona?, diz Cabral.