Com o objetivo de facilitar a criação de um comitê gestor de telecentros e pontos de presença do programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), o Ministério das Comunicações vai elaborar um manual de orientação específico.
A meta do ministério é instalar pelo menos um telecentro comunitário em cada um dos 5.565 municípios do país. Para garantir a participação da comunidade local, os telecentros devem, necessariamente, ser fiscalizados e gerenciados com o apoio de um comitê gestor, eleito por moradores da comunidade em que foram implantados. É ele que definirá a grade dos cursos e a prioridade do atendimento, bem como as regras de funcionamento do telecentro.
Uma das funções do comitê é encontrar, junto às suas comunidades, soluções de sustentabilidade do programa de telecentros comunitários. "Não basta o ministério montar os telecentros. Precisamos estimular a participação da comunidade na gestão destes espaços e a busca de condições de sustentabilidade para o telecentro", enfatizou o ministro Hélio Costa.
O ministério convidou o Idene (Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste), de Minas Gerais, para participar da elaboração do manual. O convite foi em decorrência da experiência que o instituto possui em gestão participativa de ações e políticas públicas.