Gesac terá manual para orientar a criação de comitê gestor de telecentros

0

Com o objetivo de facilitar a criação de um comitê gestor de telecentros e pontos de presença do programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), o Ministério das Comunicações vai elaborar um manual de orientação específico.

A meta do ministério é instalar pelo menos um telecentro comunitário em cada um dos 5.565 municípios do país. Para garantir a participação da comunidade local, os telecentros devem, necessariamente, ser fiscalizados e gerenciados com o apoio de um comitê gestor, eleito por moradores da comunidade em que foram implantados. É ele que definirá a grade dos cursos e a prioridade do atendimento, bem como as regras de funcionamento do telecentro.

Uma das funções do comitê é encontrar, junto às suas comunidades, soluções de sustentabilidade do programa de telecentros comunitários. "Não basta o ministério montar os telecentros. Precisamos estimular a participação da comunidade na gestão destes espaços e a busca de condições de sustentabilidade para o telecentro", enfatizou o ministro Hélio Costa.

O ministério convidou o Idene (Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste), de Minas Gerais, para participar da elaboração do manual. O convite foi em decorrência da experiência que o instituto possui em gestão participativa de ações e políticas públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.