A HP anunciou mundialmente nesta quarta-feira (12/9) novos produtos, soluções e serviços especificamente projetados para o segmento de médias empresas com o propósito, segundo a fabricante, de ajudá-las a acelerar o crescimento dos negócios e reduzir os custos operacionais. O lançamento dá prosseguimento à estratégia da empresa divulgada em abril deste ano, denomina de tecnologia do negócio, e que tem como base o portfólio Adaptive Infrastructure, uma infra-estrutura adaptável para atender aos requisitos do negócio.
O destaque do lançamento é HP BladeSystem c3000, apelidado de Shorty, um gabinete compacto destinado a empresas médias, filiais e sites remotos. Diferentemente da linha anterior, voltada a grandes corporações, o c3000 traz como principal apelo o fato de não ter requisitos especiais de energia, resfriamento ou de equipe de TI, segundo o gerente de marketing da HP, Alexandre Lacerda. ?Ele pode operar em ambientes com temperatura de até 36ºC, o que possibilita às empresas de médio porte obter os benefícios de um ambiente blade completo. Além disso, por ter um baixo nível de ruído, o Shorty também pode operar em um pequeno escritório.?
De acordo com Lacerda, pela primeira vez, os clientes com restrições de espaço e equipe de TI podem aproveitar os benefícios que uma infra-estrutura blade entrega. ?O c3000 é verdadeiramente uma infra-estrutura que se implanta em qualquer lugar e faz qualquer coisa, além de ser fácil de gerenciar e projetar para o crescimento. Blades agora vai além do data center, passando a ser um equipamento viável em um escritório.? Segundo executivo, o preço sugerido do equipamento é de R$ 14 mil, mas ele diz que há margem de negociação com os canais, o que pode reduzir o valor.
A HP lançou também o HP StorageWorks All-in-One SB600c Storage Blade, que trabalha tanto no novo gabinete c3000 como no HP BladeSystem c7000 já existente. O equipamento tem recursos de backup, arquivamento e recuperação de desastres fáceis de usar, e não exige experiência específica em armazenamento do usuário.
O alvo da HP com esses dois equipamentos, segundo Larcerda, são as cerca de 8 mil médias empresas existentes hoje no país, de acordo com critério da IDC, que classifica como empresa de médio porte aquelas com um número de funcionários entre 250 e 500.
E potencial de mercado, na avaliação do executivo, é bastante promissor. Ele diz que pesquisas da HP, realizadas em vários países, incluindo o Brasil, indicam que dois terços das empresas de médio porte buscam ofertas de tecnologia que atendam a suas necessidades e que sejam criadas apenas para essas empresas. Além disso, quase 90% dos altos executivos de negócio e executivos da área tecnológica em médias empresas afirmam que sua empresa está fazendo mais com menos por meio da tecnologia. ?E mais, o levantamento mostra que 88% dos tomadores de decisão de negócio em médias empresas acreditam que a tecnologia é parte integrante do sucesso de seus resultados?, finaliza Lacerda.