Duas decisões tomadas recentemente pela Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), o órgão que regula os endereços da internet, devem acelerar a disponibilidade de novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs, na sigla em inglês). O conselho da GNSO, organização de apoio a nomes genéricos da Icann, aprovou as diretrizes para o desenvolvimento de um novo processo de solicitação e aprovação de gTLDs.
A Icann fez um chamado global às empresas para que se candidatem a desenvolver uma solicitação de proposta (RFP) para novos gTLDs. "Isso tudo tem a ver com maior poder de escolha. Como observa o relatório da GNSO, entre muitas coisas, há demanda por mais domínios de primeiro nível como uma oportunidade de negócios, e isso estimulará a concorrência em nível de serviço de registro", disse Paul Twomey, presidente e CEO da ICANN. "A criação do processo de solicitação e avaliação de novos domínios de primeiro nível é extremamente importante. Ela significa que continuamos progredindo rumo à nossa meta do aparecimento de novos gTLDs on-line em 2008."
As diretrizes da GNSO serão o foco de conversações e contribuições públicas no 30° Encontro Público Internacional da Icann, que ocorrerá de 29 de outubro a 2 de novembro, em Los Angeles (EUA). Posteriormente, o conselho de diretores da Icann decidirá como proceder com as diretrizes.
"A próxima rodada de solicitações de gTLDs pode ser a mais importante da história da Icann?, comentou Twomey. "Com o progresso do trabalho sobre nomes de domínio internacionalizados, há a possibilidade de alguns domínios genéricos de primeiro nível em idiomas não anteriormente disponíveis para TLDs", finalizou.
Informações sobre o desenvolvimento da RFP estão em:
http://icann.org/tlds/new-gtld-sow-06sep07.htm