Brasil e Argentina assinaram termo de compromisso para cooperação no desenvolvimento da TV digital. O documento foi assinado entre os dois países durante a visita ao Brasil da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, nas comemorações do Dia da Pátria, na semana passada.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner discutiram sobre a relação bilateral entre os dois países e determinaram que o ministro das Comunicações do Brasil, Hélio Costa, e o ministro do Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços da Argentina, Julio De Vido, promovam o intercâmbio de informações técnicas sobre a tecnologia de TV.
Pelo acordo assinado, serão exploradas as oportunidades que sejam igualmente vantajosas para os dois países nos campos de fomento à pesquisa, desenvolvimento tecnológico, investimentos, produção de equipamentos, entre outros.
O Brasil também está discutindo a adoção do sistema nos países da América Latina, como Chile, Peru, Paraguai, Bolívia e Venezuela. "Quanto mais países adotarem o mesmo padrão, maior será a escala de produção e menores serão os preços para o consumidor", destacou o ministro Hélio Costa, lembrando que o padrão internacional não é só brasileiro e japonês, mas de todos os países participantes.