Yahoo anuncia que abrirá sites para conteúdos de terceiros

0

O Yahoo anunciou que pretende abrir todos os seus sites e serviços on-line – incluindo a sua home page e o serviço de e-mail – para contribuições de internautas e desenvolvedores de software. Os detalhes foram dados por executivos em um briefing na sede da empresa, em Sunnyvale, na Califórnia.

Segundo eles, a estratégia da companhia é apresentar conteúdos de toda a rede, em vez de disponibilizar apenas informações localizadas nos sites do próprio Yahoo. A iniciativa abrange, por exemplo, a permissão para que seus parceiros coloquem conteúdo na página principal do Yahoo News, a segunda página mais visitada da companhia depois de sua página inicial.

Os executivos disseram também que o Yahoo vai abrir seu sistema de e-mails, que conta aproximadamente 275 milhões de usuários no mundo todo e é o maior serviço de e-mails de consumidores no mundo, para que os usuários pesquisem outros conteúdos – como sites de anúncios classificados – dentro do Yahoo Mail e possam acessar serviços on-line de download de música, como o da Amazon.com, o iTunes da Apple ou próprio Yahoo Music.

A empresa adiantou, ainda, que irá redesenhar a sua home page para facilitar que os usuários explorem esses serviços de terceiros, com demonstrações sobre como eles podem adicionar um link para o site de locação de filmes NetFlix, por exemplo, dentro do Yahoo Mail.

A abertura dos sites tem sido um importante pilar da estratégia de Jerry Yang, CEO do Yahoo, para transformar a companhia, desde que assumiu o cargo no ano passado. Embora o Yahoo tenha apresentado algumas dessas iniciativas antes, o plano agora se tornou mais claro.

Nesta sexta-feira, 12, o Yahoo está hospedando um "Hack Day" para que os desenvolvedores comecem a construir as suas versões dos serviços que integrarão a home page ou para que possam ser utilizadas pelos usuários do Yahoo Mail.

Segundo informou ao The Wall Street Journal Ash Patel, chefe do grupo de produtos de audiência do Yahoo, disse que a empresa está trabalhando com os desenvolvedores para implantação de novas aplicações do Mail – projetadas para ajudar os usuários a executar funções como enviar convites on-line ou seus álbuns de fotos direto de suas caixas – nos próximos meses.

Já Scott Moore, chefe do grupo de mídia do Yahoo, disse que os sites de mídia do Yahoo, que incluem o Yahoo Finance e Yahoo News, têm registrado um grande crescimento de conteúdos vindo de fora, e que agora há a oportunidade de expansão. "Estamos fazendo isso não porque pretendemos abrir ao sabor do mês, mas porque abordagem de acesso aberto está em nosso DNA."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.