Google é condenado por danos morais no RS

0

O Google foi condenado por danos morais pela Justiça do Rio Grande do Sul a indenizar uma mulher em R$ 5 mil por danos morais sofridos no Orkut. A indenização deverá ser paga porque o juiz entendeu que houve negligência por parte da empresa ao não retirar do Orkut o conteúdo lesivo à imagem e à honra da autora da ação.

No site de relacionamentos foi criada uma comunidade virtual denominada "Detesto essa Aline Loca!!" [sic]. A mulher, que não teve o nome divulgado, descobriu em junho de 2006 a existência da comunidade, criada pela usuária "lindona farias". Além da foto dela, na página havia frases ofensivas como "bebe que nem um cão" e "desrespeita a humanidade".

O valor da indenização deverá ser pago corrigido pelo IGP-M, acrescido de juros de 1% a partir da data em que a empresa foi citada. Cabe recurso da decisão ao Tribunal de Justiça.

"A indenização é devida pela configuração do dano moral sofrido pela autora diante de conteúdo depreciativo incluído em comunidade do Orkut e pela negligência demonstrada pela empresa ao deixar de retirar o conteúdo lesivo à imagem e à honra da autora", afirma o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em nota.

Para o juiz Luís Antônio de Abreu Johnson, da comarca de São Luiz Gonzaga, que proferiu a sentença, "embora não existam maiores detalhes acerca da identidade da requerente, foi anexada à referida página a fotografia da autora, vinculando-a, desta forma, à descrição da comunidade".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.