Sociedade conectada, mundo conectado

0

O mundo está em meio a uma revolução tecnológica, onde TI e telecomunicação estão se fundindo para criar o que chamamos de Sociedade Conectada. Quando uma pessoa se conecta, sua vida muda; quando tudo está conectado, o mundo muda. Essa é a essência.
Os dados estão sendo hoje capturados como nunca antes. Eles revelam tudo – de padrões amplos e sistêmicos de mercados, comportamento, fluxos de trabalho, infraestruturas e sistemas naturais, segurança e condições de cada item em uma cadeia de suprimento global. E, assim, adiciona-se também a corrente crescente de informações de bilhões de indivíduos que utilizam a mídia social. Eles são clientes, concorrente, parceiros, cidadãos, estudantes e pacientes. Dizem-nos o que pensam, do que gostam e o que querem, e aquilo que estão testemunhando. Na medida da relevância do assunto em discussão na rede, o volume de dados referente a este tema pode atingir um montante inimaginável em questão de poucos minutos, ou seja, em tempo real.
O mundo real e digital estão convergindo, isto é fato, trazendo mais eficiência, muitas novas oportunidades e transformando as indústrias e seus ecossistemas. Esta nova realidade exige uma mudança profunda no gerenciamento e governança, e em direção à abordagens muito mais colaborativas.
Num futuro próximo, será difícil saber os limiares entre uma indústria e outra; a única certeza que tenho é que a mobilidade, a banda larga e a computação em nuvem mudarão para sempre os segmentos de mercado, como por exemplo, saúde, educação, transporte, segurança, entretenimento, entre outros.
No setor de Mídia, já é possível constatar uma migração gradativa das receitas para os meios online, que vêm se tornando cada vez mais de fácil e amplo acesso aos consumidores. A TV aberta ainda possui o maior market share em termos de receitas publicitárias, a verdade é que a mídia impressa (revistas e jornais) e o rádio, têm perdido um espaço considerável para o mercado publicitário online. Outra tendência ascendente neste segmento é o crescimento da TV digital, seja por cabo ou satélite, o que representa uma quebra definitiva com o passado e início de uma nova era em toda a indústria de produção e distribuição de conteúdo.
No Brasil, especificamente, há um aumento bastante significativo no acesso à Internet e a conteúdos online. E o país ainda demonstra um grande potencial de crescimento quando comparado a outras regiões. As classes C e D, por exemplo, já iniciaram a sua inclusão digital através de lan houses, acessos comunitários e programas do governo. Neste contexto, os consumidores querem facilidade de uso, conveniência e poder de escolha, e por isso demandam que seus fornecedores reflitam isso em suas ofertas.
As tecnologias de comunicação e distribuição de conteúdo criaram a mobilidade, que para os consumidores, se traduz em estar o tempo todo conectado e ter experiências personalizadas. A portabilidade do conteúdo digital torna-se tangível à medida que acessamos o que queremos e quando queremos, a partir de qualquer localidade.
Podemos considerar as transformações tecnológicas das duas últimas décadas como, no mínimo, radicais para o mercado global de Mídia e Entretenimento. Internet, digitalização, virtualização, mobilidade, convergência, "Web 2.0" e TV conectada, são apenas alguns dos nomes que têm alterado significativamente os nossos hábitos, os nossos negócios e a maneira como comunicamos, produzimos e, principalmente, consumimos conteúdo.

Solange Carvalho é diretora da área de Telecommunications e Media da IBM Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.