A NEC participa do ICMedia 2012, Conferência Internacional de Ciências Forenses em Multimídia, que acontece entre os dias 18 e 21 de setembro, em Brasília, onde apresenta diversas soluções especialmente desenhadas para atender as necessidades de segurança pública.
Organizado pela Associação Nacional do Peritos Criminais Federais (APCF) em parceria com o Governo Federal, Instituto nacional de Tecnologia da Informação, Polícia Federal e Abrid (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital), o evento tem por objetivo promover o debate e discutir alternativas para a área de segurança no Brasil, como vigilância eletrônica e biometria, dada a proximidade dos grandes eventos que ocorrerão no país nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Massato Takakuwa, diretor de negócios para governo da NEC no Brasil, explica que o evento deve reunir os principais profissionais do setor de segurança, além de polícia, governo e pesquisadores para promoção de um debate essencial para a evolução da segurança neste momento do Brasil. “Vamos aproveitar esta oportunidade para mostrar a importância das tecnologias de ponta para o desenvolvimento dos processos de segurança no país por meio da apresentação de soluções inovadoras em vídeo, análise e pesquisa para modernizar as instituições públicas, como a polícia brasileira, por exemplo”, destaca.
É o caso do DNA Analyzer, uma plataforma compacta e portátil para análise imetiada de material genético que estará exposta no estande da empresa. A tecnologia emprega um pequeno chip com reservatórios que funcionam como canais de transferência de fluídos e realiza o estudo do material com uma conclusão rápida na própria cena do crime. Ou seja, com esta solução, um processo que tradicionalmente requer um dia ou mais para a finalização dos resultados, é completado em minutos.
Além disso, fará apresentação de outras soluções voltadas ao mercado de segurança, como o J-Bis, um sistema para controle de imigração em aeroportos e pontos de fronteira que utiliza reconhecimento biométrico para identificação imediata e precisa dos viajantes. Há também a tecnologia Super Resolution, que enriquece a resolução de imagens analisadas em baixa definição por meio do cruzamento de informações de base de dados (ou biblioteca) de imagens categorizadas, auxiliando os investigadores na procura de pessoas ou veículos.
Destaque também para a Câmera de Alta Sensibilidade, uma tecnologia altamente avançada que permite capturar vídeos em ambiente com baixíssima iluminação com qualidade muito supeior aos demais sistemas. Outra novidade é o Meta Search, uma solução de processamente de vídeo capaz de analisar diversas características de pessoas ou do ambiente com o objetivo de localizar suspeitos ou procurados por meio de informações como sexo, idade, cores do vestuário características faciais, entre outras.
“Este evento é uma oportunidade muito importante para difundir no Brasil as tecnologias que já são realidade internacionalmente. O principal objetivo da NEC é contribuir diretamente para a evolução das seguranças pública e privada do país por meio da concretização de importantes projetos junto ao governo”, finaliza Takakuwa.