SAP e Prefeitura de SP lançam programa para capacitar jovens em linguagem de programação e inovação

0

A SAP Brasil e a Prefeitura de São Paulo anunciaram nesta terça-feira, 12, na abertura do SAP Forum 2017, a realização do Latin Code Week, uma das iniciativas do Programa Profissão Cidadão, focada na capacitação de 400 jovens, entre 16 e 25 anos, em tecnologia e linguagens de programação.

Inteiramente gratuitos, os treinamentos acontecerão nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018, contando com o apoio da ONG Junior Achievement. "Iniciativas como o Latin Code Week, além de contribuírem decisivamente para a inclusão social e digital da nova geração, plantam sementes de inovação que vão se multiplicar e resultar em soluções criativas para vários setores da sociedade, inclusive para a própria administração pública", destaca Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

Segundo a secretária  Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, apesar da abrangência ser pequena em função do número de vagas, o importante é o efeito multiplicador da iniciativa, pois cada um dos 400 jovens poderá influenciar outros com quem se relacionam.  O programa prevê também o incentivo ao empreendedorismo para criação de startups, pois além do ensino da linguem SAP Build para construção de aplicativos, faz parte do programa a realização de oficinas de design thinking, por exemplo.

Com recursos estruturais das Prefeituras Regionais de São Paulo e da UniCEU assegurados, o Latin Code Week receberá os estudantes nas seis grandes etapas, descentralizadas nas quatro macro regiões da cidade. "Cada etapa terá um grupo de 60 jovens, subdivididos em grupos de seis ou sete componentes", explica Milton Flávio, subsecretário de Relações Governamentais. Serão 20 horas de capacitação para cada um, distribuídas ao longo de uma semana, sempre às tardes"

Além das oficinas de treinamento, os participantes terão como desafio desenvolver o protótipo de uma solução para um problema previamente determinado pela organização, ligado à gestão pública. "Cada etapa terá um projeto vencedor, e os escolhidos participarão de uma grande final em março de 2018", explica Bety Tichauer, presidente da ONG Junior Achievement. "As ideias de aplicativos serão avaliadas por uma banca e premiadas conforme sua viabilidade como um verdadeiro negócio".

Os responsáveis pelos treinamentos serão monitores especializados e funcionários voluntários da SAP e da PRODAM. No total, devem ser mais de 8000 horas de capacitação, mais de 50 profissionais envolvidos e 1200 horas de voluntariado. A metodologia do Latin Code Week foi desenvolvida em conjunto pela SAP e a Junior Achievement. O projeto pretende atender a 400 jovens estudantes de São Paulo e terá inscrições abertas e gratuitas de 5 de outubro a 7 de dezembro. Palmaka destaca que esse é um programa inicial, que poderá crescer com o envolvimento de empresas parceiras do ecossistema SAP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.