As fraudes representam 51% dos incidentes reportados no 3° trimestre deste ano. A informação é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil CERT.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet, que acaba de divulgar suas estatísticas trimestrais sobre incidentes ocorridos na Internet e relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários.
Segundo o levantamento referente aos meses de julho a setembro de 2005, o número de ataques relacionados com fraudes bancárias e financeiras cresceu 4% em relação ao trimestre anterior, totalizando 8.288 notificações. No mesmo período de 2004, apenas 982 incidentes do tipo foram reportados.
No mesmo período o crescimento de notificações de scans (varreduras) na porta 22/TCP, associados à utilização de ferramentas para realização de ataques de força bruta via SSH (Secure Shell), através de sucessivas tentativas de logins e senhas.
Esse tipo de incidente já representa 44% do total de 4094 scans reportados. "Essa tendência já vem sendo observada desde o final de 2004 e está associada com ataques de força bruta à procura de senhas fracas", afirma Klaus Steding-Jessen, analista do CERT.br.
Os casos reportados de worms (programas capazes de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador) diminuíram 31%, somando 3.548. No total, o número de notificações recebidas pelo CERT.br foi de 16.225.