A IBM anunciou nesta segunda-feira (12/11) que fechou acordo definitivo para adquirir a canadense Cognos, em uma transação avaliada em US$ 5 bilhões. O acordo prevê o pagamento de US$ 58 para cada ação da Cognos, o que representa um ágio de 9,5% sobre o valor de fechamento do papel da empresa na sexta-feira (9/11) na bolsa eletrônica Nasdaq.
As duas companhias já mantinham parceria na oferta de serviços de consultoria, gerenciamento de conteúdo e integração de informações. Se confirmada, essa será a vigésima terceira aquisição da IBM na área de software e faz parte da estratégia de crescimento no lucro por ação até 2010.
Após a conclusão do negócio, a IBM pretende integrar o portfólio da Cognos ao grupo de software para gerenciamento da informação. Rob Ashe, presidente e CEO da Cognos, deverá liderar o grupo. Em um comunicado, o vice-presidente do grupo de Software da IBM, Steve Mills, afirmou que os clientes estão pedindo soluções completas para permitir a tomada de decisão em tempo real. Segundo ele, a combinação dos produtos da IBM e Cognos vai permitir uma boa posição da companhia no mercado de business intelligence e gerenciamento de desempenho, segmentos em que a Cognos tem o seu principal foco de atuação.
A Cognos tem hoje cerca de 4 mil funcionários no mundo e mais de 25 mil clientes.
A transação, ainda sujeita à aprovação dos acionistas e das autoridades reguladoras americanas, está prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2008.