O comércio eletrônico brasileiro deve movimentar R$ 3,3 bilhões no último trimestre, sendo que somente no período de Natal as vendas on-line registrarão um crescimento de 40%, de acordo com projeções da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net). No acumulado do ano, a empresa prevê que o e-commerce atingirá faturamento de R$ 15 milhões. O número dos chamados e-consumidores também deve crescer neste ano, passando de 17 milhões, em 2009, para 23 milhões.
A camara-e.net aponta que, seguindo a mesma tendência do ano passado, os produtos de informática e eletrônicos devem ser os impulsionadores de vendas. "Nas três semanas que antecedem o Natal, o varejo eletrônico vende o equivalente a oito semanas médias", ressalta Manuel Matos, presidente da camara-e.net.
A consultoria revela que as festas natalinas respondem, em média, por 16% das vendas do varejo em todo ano, sendo que em 2009 tíquete médio foi de R$ 346. P
De acordo com Matos, para suportar esse crescimento sazonal, os varejistas que atuam com comércio eletrônico devem prever o forte impacto na demanda negociando com seus fornecedores, escolhendo um mix adequado de produtos, condições de venda com ofertas e descontos e, principalmente, preparando uma infraestrutura de tecnologia para suportar o volume de visitas e o fechamento de pedidos. "Um ponto crucial é o processo de logística na entrega dos produtos, pois o e-varejista deve garantir a chegada da mercadoria no tempo devido", enfatiza Matos.
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