A Solví, holding que controla empresas que atuam nos setores de saneamento, energia, construção civil e resíduos, esta última responsável por maior parte de seu faturamento, investiu R$ 280 mil em um software de controle de tesouraria para tornar mais ágil e confiável a gestão de suas operações financeiras.
Até meados de 2010, o software de tesouraria não estava integrado ao sistema de gestão empresarial (ERP) da SAP, que a empresa já utiliza desde 2007, o que deixava as operações financeiras muito vulneráveis. Para resolver o problema, a companhia optou por implantar, em parceria com a consultoria Essence, a solução de tesouraria SAP TRM (Treasury and Risk Management) — um conjunto de aplicações que gerenciam em tempo real todo o processo financeiro da empresa. A implantação foi concluída em novembro de 2010, após três meses de desenvolvimento do projeto.
“Tínhamos a necessidade de um sistema totalmente integrado e mais robusto para garantir maior sinergia e integridade às informações”, declara Claudio Cerviño Rodriguez, gerente de desenvolvimento da informação da Solví. Dentre os benefícios obtidos com a nova solução ele cita a eliminação de um delay (atraso) de quatro horas nas consultas financeiras, entre conferências e a consolidação dos dados, o que garantiu que todo o processo seja realizado, desde então, em tempo real. Segundo o executivo, com a integração do sistema foi possível ainda estabelecer mais qualidade e consistência às informações.
A solução SAP TRM controla atualmente as cerca de 600 operações financeiras e 400 contas correntes da Solví. O sistema gerencia movimentações, pagamento de encargos e tributos, aplicações e transferências, conciliação bancária, dentre outros processos. Atuando no país desde 2006, a Solví mantém operações em mais de 171 cidades de diversos estados brasileiros, além de 16 municípios no Peru e possui uma estrutura com mais de 21 mil empregados.