Em um cenário cada vez mais competitivo e escasso de profissionais qualificados, investir na capacitação do público interno é a maneira que as empresas de tecnologia encontraram para reter talentos e garantir a atualização profissional das equipes técnicas e administrativas. Entretanto, algumas Universidades Corporativas ganharam outra finalidade e também se comprometem em estimular a criatividade dos profissionais e a integração de times multidisciplinares. É o caso da Mandic Cloud Solutions, empresa brasileira especializada em serviços gerenciados e serviços profissionais em cloud corporativo, que apostou no remodelamento dos treinamentos internos.
"A ideia é que os colaboradores sejam engajados em um ambiente favorável às iniciativas de inovação e se sintam parte de um ambiente com oportunidades de crescimento a todos", afirma Romi Schneider, diretora de Pessoas da Mandic Cloud. A nova plataforma chamada de Mandic Universidade Corporativa (MUC) une essa nova realidade colaborativa com metodologias ágeis de gestão.
O objetivo da MUC é disponibilizar trilhas de formação profissional baseadas na andragogia (aprendizagem para adultos) para o desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e de negócios aos colaboradores com alto nível de personalização, a fim de suportar a estratégia de negócios, cultura e crescimento da empresa. O programa se divide em duas academias uma do comportamento e outra voltada aos conteúdos técnicos.
Para a diretora, até mesmo o conteúdo didático da MUC tem a contribuição do público interno, pois cada especialista, que contribui em núcleos chamados por capítulos, pode compartilhar seu conhecimento com os demais em Tech Talks e Webinars, que são palestras virtuais que permitem às pessoas participarem em interações físicas ou remotas. "Quando um colaborador participa de um evento, por exemplo, é uma excelente oportunidade para multiplicar o que ele aprendeu e, com isso, contribuir com um ambiente mais proativo e integrado", complementa Romi.
A sinergia entre os colaboradores já se reflete em ganhos e números. Nos dois primeiros meses no ar, a plataforma atingiu 60% de adesão dos funcionários que realizaram ao menos um dos cursos oferecidos. Alguns treinamentos serão realizados em parceria com instituições renomadas, o que pode incrementar o currículo dos participantes. Todos os funcionários têm acesso aos treinamentos online, porém alguns deles fazem parte do plano de carreira orientado com metas e avaliação de desempenho e são obrigatórios. Para os treinamentos presenciais os cursos têm público alvo específico, sendo cada colaborador convidado antecipadamente.
Certificações e foco no cliente
A preocupação com os treinamentos internos também reflete o compromisso da empresa com a excelência nas entregas de projetos aos clientes visando as melhores práticas do mercado. Certificada com o selo PCI-DSS, necessário para todas as organizações ligadas à meios de pagamento e dados transacionais, a empresa está à frente de concorrentes que ainda estão se adequando às novas normas de segurança da indústria bancária. A empresa também está prestes a renovar outra importante certificação relacionada à gestão, o selo ISO 20.000, que está ligada às prestadoras de serviços na área de tecnologia.
O objetivo da companhia é aproximar-se ainda mais de clientes e parceiros, estimular novas ideias, acelerar a estratégia de projetos, além de aprofundar a discussão sobre os temas de DevOps, Engenharia de Dados e Cultura Digital.