Anúncio falso no Facebook se espalha na Espanha antes do lançamento do novo XBox Series X

0

um anúncio falso promovendo uma competição para ganhar o novo console de jogos XBox Series X vem se espalhando no Facebook na Espanha. O golpe, marcado com a hashtag #QUEDATEENCASA (#STAYATHOME), parece estar explorando a situação crítica de Covid-19 em muitas partes da Europa, bem como o período de compras e feriados que se aproxima.

Para participar da oportunidade de 'ganhar' o tão esperado console de jogos, os consumidores deveriam clicar no anúncio apresentado na imagem acima que os levariam a um site com um mini questionário.

• Nota: a primeira indicação de que o anúncio é um engano, são os itens na imagem que pertencem ao XBox One X, não ao XBox Series X. No entanto, isso poderia facilmente passar por despercebido por vitrines ansiosas.

Assim que um curto questionário for preenchido, uma mensagem comemorativa (acima) é exibida. É importante ressaltar que todos os que respondem à pesquisa recebem uma mensagem de vencedores, independentemente das respostas que selecionaram no questionário. Em seguida, para reivindicar o prêmio, o participante é convidado pelos golpistas a compartilhar a promoção com cinco contatos do WhatsApp. Em seguida, eles podem selecionar seu prêmio, que supostamente será entregue em 24 horas.

Golpes como esses circulam em plataformas de mídia social e sites falsos com muita frequência e nem sempre são removidos pelos proprietários da plataforma, neste caso o Facebook. Na verdade, parece que os mesmos golpistas já estão se preparando para seu próximo golpe: o lançamento do novo PlayStation 5 em 19 de novembro (veja a caixa pop-up no centro da imagem abaixo).

Isso é claramente um erro e, embora muitos identifiquem esse erro contextual, muitos não o farão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.