O Ministério das Comunicações já colocou em sua página na internet o software leitor de telas desenvolvido pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) com recursos do Funtell (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). A ferramenta, destinada principalmente para os deficientes visuais, pode ser baixada gratuitamente.
?Prestar esse serviço aos portadores de deficiência é um grande orgulho para o Ministério das Comunicações. Os recursos do Funttell e do Fust [Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações] devem ser direcionados a projetos nobres como esse. No caso do Fust, conseguimos utilizar os recursos pela primeira vez e os primeiros beneficiados foram os deficientes auditivos em todo o país?, ressalta o ministro Hélio Costa.
O software leitor de telas permite a narração automática dos textos e ações dos usuários, facilitando o dia-a-dia de pessoas cegas ou com baixa visão. O objetivo do ministério é utilizar a ferramenta em todos os seus programas de inclusão digital.
O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado mesmo em computadores bem simples, com processador de 500 MHz, Windows 2000 ou XP, memória de 256 MB e mínimo de 30 MB de disco livre para instalação. Para fazer o download, basta clicar no banner disponível na página do Ministério das Comunicações ou diretamente no link aplicativo leitor de telas.