Um dia depois de anunciar que encerrará seu serviço de notícias na Espanha devido a uma lei local que deve entrar em vigor em janeiro, a qual obrigará sites da web a pagar uma taxa às editoras espanholas pelo conteúdo que veicularem, o Google divulgou que pretende fechar seu escritório de engenharia na Rússia em resposta a medidas adotadas pelo governo, que baixou uma lei que limita a manipulação de dados por empresas de internet no país.
Segundo informações do The Wall Street Journal, o gigante das buscas planeja, no entanto, manter um grupo de funcionários naquele país para se concentrar em áreas como vendas, parcerias de negócios, suporte ao usuário, marketing e comunicação.
"Estamos profundamente comprometidos com nossos usuários e clientes russos e temos uma equipe dedicada na Rússia trabalhando para apoiá-los", disse um representante do Google, que se recusou a comentar o motivo da empresa estar fechando seu escritório no país ou quantos funcionários possui no local.
Em julho, o Parlamento Russo aprovou uma lei para forçar sites que armazenam dados pessoais de cidadãos russos a guardar as informações em data centers no país. Outra lei aprovada no início deste ano exige que blogueiros cujos sites possuam 3 mil ou mais leitores diários se registrem com o governo e forneçam o seu endereço residencial. A decisão impede que os mesmos usem linguagem chula e proíbe-os de divulgar informações falsas.