Ituran Brasil investe em novas tecnologias para crescer no mercado de rastreamento

0
0

A Ituran Brasil, uma das maiores empresas globais em rastreamento veicular, anunciou em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 12, sua estratégia de investimentos em tecnologia para ampliar sua presença no mercado brasileiro, provendo sua própria transformação digital, com soluções de big data e inteligência artificial voltadas para seus negócios.

De acordo com o CEO da Ituran Brasil, Amit Louzon, com apoio de informações obtidos através de insights de big data, a empresa mudou o conceito do negócio e da relação com o público. "A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Essa mudança reduz os custos para os consumidores, além de proporcionar auxílio em casos de emergência", pontuou

Ele explica que a Ituran no Brasil investe em desenvolvimento local, com uma equipe de profissionais brasileiros, que se apoiam na tecnologia israelense, mas com independência para construir soluções de acordo no as necessidades do mercado brasileiro. "Vamos investir mais R$ 5 milhões em tecnologia em 2020", revela o executivo.

O veículo particular, nesse novo momento, virou instrumento de trabalho e passou em muitos casos a transportar passageiros. A residência familiar, que antes hospedava somente a família, agora dá espaço para receber mais pessoas e até escritórios. As intermináveis fichas de perfil de seguro, em breve, também cairão em desuso – uma vez que a tecnologia permitirá definir a utilização do veículo coberto pela apólice.

Para ele, o futuro da telemetria está voltado para a segurança. "A novidade transita pelo uso de sofisticados algoritmos de grande complexidade, responsáveis pelas análises comportamentais, na avaliação da redução de poluentes (controle de CO?) e do consumo. Outro ponto de convergência é a integração com soluções para a calibração de câmeras de vídeo para veículos – o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) que, durante o percurso, escaneia a rota, calcula a distância e a velocidade dos veículos à frente. Segurança do motorista e do equipamento são variáveis importantes", enfatiza Louzon.

Um sistema eficiente oferece, por meio de soluções sofisticadas, benefícios como análises na manutenção que impactam diretamente em oportunidades de redução de custos e segurança no trânsito. "Com recursos avançado de telemetria conseguimos avaliar o comportamento do motorista, medir a ociosidade do veículo, risco de acidentes e propor alternativas viáveis para melhoria da gestão da frota de veículos" destaca Louzon.

Na opinião dele, a tecnologia permitirá revelar o real uso do veículo neste novo cenário. "Se o condutor reside em uma região com maior incidência de roubo e furto, mas o uso do carro é restrito a horários com baixe índice de sinistralidade, o custo do seguro poderá ser menor. Contudo, o contrário também pode ocorrer se o dono do veículo circular em regiões de grande risco. É uma mudança de paradigma", explica, acrescentando que no futuro, através de um aplicativo móvel, o motorista será alertado que está estacionando numa área de risco, com orientação para usar um estacionamento credenciado com um desconto substancial.

"Estamos preparados para avançar. Conseguimos diminuir de 55 para 26 minutos o tempo de resposta ao ponto de localização de um veículo roubado ou furtado. Sofisticados algoritmos de grande complexidade resultam em análises comportamentais cada vez mais precisas, facilitando o trabalho das equipes de recuperação – que ficam distribuídas em zonas estratégicas", afirma o CEO.

Em termos de futuro, o executivo acredita que soluções cada vez mais precisas vão se popularizar. "Economia e precisão é um caminho sem volta. Nossa tecnologia está um passo adiante nesse processo. O uso de Business Intelligence (BI), além de oferecer o apoio nas decisões, nos dá escala de atendimento. O futuro chegou e já estamos preparados para esse novo momento", finaliza Louzon.

Ituran

A Ituran é uma multinacional israelense que atua no Brasil e em outros países, como Israel, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, México e Equador, oferecendo produtos para a proteção contra roubo e furto de veículos, cargas e frotas, entre outros.  São mais de 2.000 funcionários e mais de 2 milhões de clientes pelo mundo. A empresa já está no Brasil há 20 anos e apresenta resultados significativos de eficiência. Desde então, cresce continuamente, com mais de 700 mil clientes no Brasil, tendo recuperado mais de 90 mil veículos, o equivalente a um patrimônio aproximado de R$ 4 bilhões.

Deixe seu comentário