6 tendências para o e-commerce em 2024

0

Ao oferecer praticidade, preços competitivos e uma ampla variedade de produtos, o comércio eletrônico tem registrado popularidade crescente e promete movimentar o mundo dos negócios no próximo ano. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online atingiram um faturamento de R$ 80,4 bilhões no primeiro semestre de 2023, apresentando um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para Rodrigo Ricco, Diretor da Octadesk, o crescimento do comércio eletrônico está diretamente ligado à busca por uma experiência de compra simplificada. "Neste momento, mais do que nunca, o cenário exige um esforço para aprimorar a resposta às preferências do cliente, garantindo que o processo de compra seja ainda mais eficiente e satisfatório", destaca.

E para aqueles que desejam se destacar em um cenário cada vez mais competitivo, o especialista listou as principais tendências, de acordo com o estudo "E-commerce Trends 2024", realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box. Confira:

Canais favoritos para realizar a compra

Quem compra online, independentemente da frequência, tem seus canais preferidos. O levantamento mostrou que os favoritos para realizar uma compra online são sites e lojas virtuais (63%), seguidos dos marketplaces (60%), como Amazon e Mercado Livre, e aplicativos da própria marca (49%). Rodrigo destaca que a preferência por sites, lojas virtuais e marketplaces pode ser atribuída à segurança e confiabilidade oferecidas aos consumidores nessas plataformas, frequentemente associadas a selos de verificação e um histórico consistente de excelência na experiência do cliente.

Preço, praticidade e promoção

Quando questionados sobre as razões que os levam a preferir o comércio virtual, os consumidores destacaram três pontos: preços mais atrativos em comparação às lojas físicas (58%), praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e promoções exclusivas online (56%). O especialista ressalta que a era digital oferece a conveniência de explorar e comparar produtos com poucos cliques, literalmente na palma da mão. "Essa facilidade não apenas economiza tempo, mas também permite decisões mais assertivas. A pesquisa online oferece uma gama de opções, transformando a experiência de compra em algo eficiente e personalizado", completa.

Segurança em primeiro lugar

Outro ponto de atenção para o próximo ano envolve a segurança e a preocupação do usuário em relação a possíveis fraudes durante as compras online. 92% já desistiram de adquirir algum produto por suspeitar que a loja se tratava de um golpe. "A venda online deve transmitir segurança e confiabilidade aos usuários. Quando eles se sentem seguros, tornam-se mais propensos a compartilhar informações pessoais e financeiras, resultando em um aumento nas compras. Portanto, é essencial destacar medidas de segurança visíveis, como certificados SSL, selos de confiança e políticas claras de privacidade e segurança", alerta Ricco.

Canais para buscar atendimento

Os canais de atendimento também podem influenciar no consumo do público. Isso acontece porque a qualquer momento o cliente pode precisar entrar em contato com a empresa, seja para tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou falar sobre melhorias. No panorama atual, o chat online desponta como o favorito, conquistando 38% da preferência, seguido pelo WhatsApp, com 31%, e, em terceiro lugar, as redes sociais, com 13%. "Portanto, é fundamental acompanhar as tendências e, principalmente, identificar quais não favorecem as estratégias do seu negócio, a fim de manter-se competitivo", completa.

Tecnologia a favor do e-commerce

Se antes, acreditava-se que algum produto não teria uma boa performance no online por conta de determinadas limitações, como preocupação com tamanhos, hoje, o estudo destaca que o e-commerce evoluiu a ponto de minimizar os principais atritos. Com ajuda de tecnologia de Realidade Virtual e Realidade Aumentada ou até mesmo com a logística reversa, os segmentos que apresentaram melhor performance de vendas no ambiente virtual foram roupas (58%), calçados (43%) e eletrônicos (43%). "A cada ano, diferentes categorias vão ganhando mais espaço. E com o apoio da tecnologia fica cada vez mais fácil encontrar maneiras de oferecer uma ótima experiência. Desde os provadores virtuais a maquetes em 3D, é possível facilitar a experiência do produto mesmo que ele não esteja ali, ao vivo", ressalta o especialista.

Experiência na palma da mão

O processo de compra precisa ser fácil e prazeroso, buscando oferecer uma boa prática desde a navegação na loja até na hora de ler a descrição do produto. O estudo aponta que 71% das pessoas preferem utilizar o celular/smartphone para fazer as compras, enquanto 27% escolhem computador ou notebook e apenas 2% utilizam o tablet para esta atividade. "Quando a maior parte dos seus consumidores compram por dispositivos móveis, é indispensável que a sua estratégia seja focada nesse público. Por isso, é indispensável investir no conceito de "mobile first", ou seja, construir os sites e lojas online pensando primeiramente no consumidor que vai acessar por aparelhos móveis. Quando uma plataforma de e-commerce não é responsiva, ou seja, não se adapta aos diferentes formatos de tela, existe uma grande possibilidade do seu consumidor desistir de comprar lá. Afinal, a experiência ficará comprometida", reflete.

Por fim, Ricco destaca sobre a importância de compreender a jornada do seu consumidor, desde como ele chega no seu e-commerce até o desfecho da compra. "O futuro do varejo no Brasil pertence aos negócios que demonstram disposição e habilidade para se adaptar. As compras online continuarão a desempenhar um papel significativo no processo de compra e nas interações com as marcas", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.