Publicidade
Início Inovação Marketing Digital CapCut: o editor online que utiliza a IA e permite fazer trabalhos...

CapCut: o editor online que utiliza a IA e permite fazer trabalhos incríveis

0
Imagem: CapCut
Publicidade

Branded content – A indústria responsável por soluções de edição de vídeo e imagens está se aprimorando em um ritmo acelerado graças à implementação da inteligência artificial (IA).

Numerosos processos de edição que, manualmente, demandam tempo e esforço, assim como conhecimento especializado por parte do usuário tornaram-se automatizados com o emprego da IA.

Com essas mudanças, interessados em edição, experientes ou não, podem explorar recursos inteligentes para alcançar resultados profissionais.

Esse é o caso do editor de vídeo e imagens CapCut Online, uma ferramenta que oferece um centro criativo repleto de funcionalidades com tecnologia de IA avançada. Ao utilizá-las, é possível se concentrar mais no processo criativo graças ao tempo poupado pela automatização.

As formas em que a IA foi incorporada no editor do CapCut envolvem desde a remoção de fundo de vídeos e imagens até a criação de conteúdo com base em comando textual.

A boa notícia é que você pode fazer login criando uma conta, usando seu e-mail do Google ou acesso das redes sociais. Não precisa fazer download de nada e a interface é bem simples.

Ferramentas mágicas: conheça recursos do CapCut baseados em IA

Referidas como ferramentas mágicas ou inteligentes pela plataforma de edição, os recursos baseados em IA estão disponíveis gratuitamente e podem ser facilmente acessados devido a interface amigável do CapCut.

Conheça as principais ferramentas proporcionadas por essa tecnologia a seguir, mas lembre-se que o CapCut oferece muito mais recursos e, como o acesso é gratuito, vale a pena explorar todas as demais.

Confira as que selecionamos abaixo e veja como podem ser bem úteis:

Amplificador de resolução

Também chamado de upscaler, o amplificador de vídeo conta com o algoritmo de IA específico para analisar cada quadro de forma crítica com intuito de manter a qualidade ao mesmo tempo que adiciona detalhes e eleva a resolução, podendo aumentar até 4K.

O vídeo aprimorado com o uso da IA pode ser exportado no formato MP4 antes de ser baixado, independente do seu formato original. Isso é viável por causa do conversor de vídeo online integrado do CapCut e sua capacidade de suportar 3GP, AVI, FLV, MOV,MP4, MPEG, WMV, entre outros, como formatos de entrada.

Dessa forma, qualquer criação pode ser convertida para o formato mais adequado ao propósito a ser desempenhado e à plataforma de destino em que será publicada. Em adição, o conversor de vídeo permite que formatos outrora incompatíveis sejam acessados em determinados dispositivos.

Estabilizador de vídeo

Filmagens realizadas durante corridas, caminhadas ou prática de esportes em geral tendem a produzir vídeos trêmulos e instáveis devido à natureza das ações gravadas.

A fim de tornar o vídeo mais fluido e polido, o estabilizador da CapCut utiliza IA para reconhecer os movimentos instáveis do dispositivo utilizado na gravação por meio do giroscópio. Com base nisso, os parâmetros necessários são ajustados automaticamente, corrigindo distorções e aumentando a nitidez.

Removedor de plano de fundo

O processo de remoção de plano de fundo de imagens e vídeos não precisa ser feito manualmente graças ao removedor comandado por IA, visto que ele reconhece automaticamente os diferentes planos e seus níveis de profundidade.

Em fotografias, por exemplo, o algoritmo delimita o retrato e o separa o fundo, possibilitando que o usuário adicione cores e outras imagens para compor o novo plano de fundo. O mesmo vale para o editor de vídeos no qual é possível adicionar uma filmagem para substituir o fundo removido.

Gerador de imagens

Entre os recursos criativos pautados por IA, o editor de fotos e imagens do CapCut apresenta o gerador de imagem em duas modalidades: texto em imagem e imagem em imagem.

A primeira utiliza somente o prompt de palavras para gerar uma criação original, já a segunda também se serve de uma imagem adicionada pelo usuário.

A ferramenta é capaz de gerar até quatro imagens diferentes simultaneamente e permite a escolha do estilo estético (surrealista, cyberpunk, desenho americano etc.) a ser empregado.

Configurações avançadas incluem a personalização da escala de semelhança entre a imagem gerada e a de referência (quanto mais alto o valor, mais as imagens geradas se parecerão com o prompt de palavra e com a imagem de referência) e o peso do prompt de palavras (um valor mais alto significa que a imagem gerada se parece mais com o prompt de palavras, já um valor menor significa que a imagem gerada se parece mais com a imagem de referência).

Transcritor de vídeo em texto

A legendagem de vídeos por meio de reconhecimento automático de voz é um dos recursos do CapCut que utiliza IA para facilitar um aspecto fundamental da edição de conteúdo no cenário digital atual.

Afinal, fornecer legendas nos vídeos é uma questão tanto de acessibilidade quanto de otimização de aspectos como engajamento, compartilhamento, entre outros que ditam o sucesso de um vídeo no meio em que está sendo divulgado.

O editor exibe as legendas na tela em sincronia com a reprodução do vídeo em tempo real. Além disso, o texto pode ser traduzido para diversos idiomas, aumentando o alcance do vídeo e disseminação de sua mensagem.

Correção de cores

O corretor de cores utiliza algoritmos de IA para regular os níveis de contraste, saturação e exposição de imagens e vídeos a fim de elevar a qualidade e o apelo visual da composição.

A ferramenta é particularmente útil para criar consistência visual entre diferentes fotografias ou imagens que compõem um projeto. A harmonia e unidade visual alcançadas pela correção de cores é fundamental para campanhas de marketing, pois fortalece a identidade visual da marca promovida.

Os usos da ferramenta de correção de cores do CapCut também incluem o aprimoramento de fotos com baixa luminosidade e a restauração de fotos antigas.

A restauração, em específico, apoia-se fortemente na capacidade da IA de identificar arranhões, descoloração e planos de fundo desfocados, assim como analisar as características faciais que precisam ser tratadas para um resultado mais detalhado e iluminado.

Colorização de imagens

Ainda no contexto de fotos antigas, a IA inserida no editor de imagens do CapCut também é responsável por prover cores realistas e vibrantes para fotografias em preto e branco.

Porém, o processo de colorização não se limita às fotografias. Dada à sua versatilidade, o usuário pode utilizá-lo para colorir rascunhos de desenhos feitos à mão ou projetos de design gráfico, por exemplo.

As facetas abordadas acima são apenas algumas das praticidades que o editor online e gratuito tem a oferecer, para conhecer as demais, visite o site. E lembre-se que ele possui muitos outros recursos que você pode explorar facilmente devido a sua interface bem simplificada.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile